Perfomance
Foto: Edouard Fraipont
tinta nanquim e grafite sobre papel, escrita sobre vidro (Hamlet, ato 1, cena 5, Shakespeare), refletor de foco fixo, fios elétricos e tripé para luz
grafite sobre papel, escrita sobre vidro, refletor de foco fixo com lâmpada de 300W, tripé para luz e fios elétricos.
o desenho replica o primeiro brasão da primeira república francesa sobreposto por pichação no vidro da moldura em que se lê: Em uma sociedade que aboliu todo tipo de aventura, a única aventura que sobrou é abolir essa mesma sociedade"
frase sem autoria, utilizada por estudantes franceses em 1960
foto. Edouard Fraipont
grafite sobre papel Fabriano 220 gr, serigrafia sobre vidro, refletor de foco fixo com lâmpada de 300W, tripé para luz e fios elétricos.
foto: Edouard Fraipont
recipiente de vidro, água destilada com sulfato de cobre, chapa de ferro serigrafada com verniz transparente (com retrato do artista), chapa de cobre serigrafada com verniz transparente (com retrato de Joseph Beuys), cabos elétricos e fonte variável.
O artificio criado por Peter faz com que duas placas de metais sem imagens aos poucos façam aparecer as imagens do artista e de Joseph Beuys. Por um processo químico, a placa com a imagem de Beuys "cede" material para a placa com a imagem de Peters. Assim, o retrato de Beuys aparece em baixo relevo e o material dispensado constrói a imagem de Peters em alto relevo.
oxidação em chapa de ferro serigrafada, fios elétricos, ferro de solda, Torá, pedestal para microfone e pedestal para partitura.
a chapa de ferro oxidada traz imagem do deserto de Israel enquanto um ferro de solda queima uma passagem da Torá que fala sobre a terra santa.
stills do video.
o vídeo apresenta um passeio virtual por Metaesquemas de Helio Oticica transformados em projetos arquitetônicos digitais enquanto o artista lê, com muita dificuldade, o texto Brasil Diarréia, de Oiticica.
O destino de modernidade no Brasil depende da criação de uma linguagem artística que assuma posição crítica universal, "permanente e experimental", afirma Hélio Oiticica. O artista diagnostica, no estado de coisas da cultura brasileira, uma tendência à estagnação e ao retrocesso, responsável pela diluição de movimentos radicais, revolucionários e construtivos, que não conseguem levar suas possibilidades às últimas conseqüências, daí a o termo "diarréia". Um reacionarismo paternalista, uma "pureza abstrata" e um saudosismo moralista se concentram no que o autor chama de "convi-conivência", ou a convivência conivente com os problemas ético-político-sociais do país, a ponto de impedir as visões de como é o Brasil "no mundo" e de "como ele é realmente". Para vencer a "super paranóia, repressão, impotência brasileiras", propõe-se a consciência não-conformista da "condição subdesenvolvimento".
microfone, amplificador e cabo de microfone
microfone, amplificador e cabo de microfone
vídeo
9’34’’
vídeo
9’34’’
vídeo
9’34’’
Performance
Verbo 2010
foto Ding Musa
Performance
Verbo 2010
foto Ding Musa
210 cm x 190 cm
oxidação em chapa de ferro, circuito elétrico e motor elétrico
oxidação em chapa de ferro, circuito elétrico e motor elétrico.
vista da montagem
ação realizada na na Verbo 2009
Galeria Vermelho
Foto Ding Musa
ação realizada na na Verbo 2009
Galeria Vermelho
Foto Ding Musa
performance
Na ação, Peters salta com um skate uma pilha de livros de história da arte. A cada salto aumenta a pilha.
performance realizada na 40ª anual de arte da faap, em 2008.
performance
Na ação, Peters salta com um skate uma pilha de livros de história da arte. A cada salto aumenta a pilha.
performance realizada na 40ª anual de arte da faap, em 2008.
2008
performance
Na ação, Peters salta com um skate uma pilha de livros de história da arte. A cada salto aumenta a pilha.
performance realizada na 40ª anual de arte da faap, em 2008.