Verbo
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Verbo 2018
Mostra de Performance Arte (14ª edição)
de 03 a 07 de julho
Galeria Vermelho e Galpão VB

A 14ª edição da Verbo - Mostra de Performance Arte, que acontecerá de 3 a 6 de julho na Galeria Vermelho e no dia 7 de julho no Galpão VB, conta com a participação de mais de 40 artistas brasileiros e estrangeiros. A seleção de projetos ficou a cargo da artista da dança, professora universitária e pesquisadora, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Ana Teixeira, e pelo diretor artístico da Verbo, Marcos Gallon. Durante a Verbo 2018 será lançada a plataforma de residências artísticas Verbo SLZ (São Luís), uma parceria entre a Verbo e o projeto CHÃO, em São Luiz (Maranhão).

Desde sua criação em 2005, a Verbo sempre procurou apresentar um panorama abrangente da Performance Arte programando ações de artistas brasileiros e estrangeiros com diferentes formações, idades e atuantes em campos distintos da arte atual. O objetivo sempre foi o de alargar o conceito de Performance Arte herdado do século 20, programando ações de artistas e de grupos atuantes no campo das artes visuais, dança, teatro, poesia e literatura, música, grafite e ativismo. Por conta disso, nunca foi determinado um recorte curatorial a priori.

Na Verbo de 2018, entretanto, essa dinâmica foi alterada. Decidiu-se estabelecer um terreno conceitual amplo com o objetivo de criar uma reflexão focada no atual momento de conflito ético e de mudança de paradigmas que caracteriza a vida no Brasil e no mundo. Nesse sentido, foram selecionadas palavras-chave a partir das quais os artistas interessados em participar dessa edição poderiam elaborar seus projetos. Foram aceitos também projetos criados a partir de 2016 que dialogassem com uma ou várias das palavras-chave: censura, corrupção endêmica, cultura, desobediência civil, ditadura, Estado de direito e Estado de exceção, ética, extremismo religioso, pós-feminismo, gênero, gentrificação, justiça, levante, LGBTQI, manipulação da notícia, patrulha intelectual, pobreza, polícia, populismo, pós-verdade, racismo e violência.

As questões acima dialogam por meio de diferentes construções, narrativas e poéticas com as ações, filmes, fotografias, textos e vídeos que compõem o programa da Verbo 2018.

Como mencionado acima, o programa da Verbo 2018 inclui o lançamento da plataforma de residências artísticas Verbo SLZ (São Luís), uma parceria entre a Verbo e o CHÃO, em São Luís, no Maranhão. Criado em 2015 por um grupo de artistas e curadores em um casarão histórico no centro de São Luís, o CHÃO ocupa também desde 2017 um galpão na Praia Grande, em São Luís. O CHÃO tem como objetivo criar um ambiente propício para a troca de conhecimentos de forma horizontal por meio de parcerias com artistas, instituições e projetos independentes. A parceria entre Verbo e CHÃO busca proporcionar um contato mais alongado entre a cena artística local e os artistas convidados para a residência, gerando, a partir dessa experiência de afecção, desdobramentos no formato de ações que integrarão o programa da Verbo 2019. O programa da Verbo SLZ será apresentado pela curadora e gestora cultural Samantha Moreira, pelo curador mexicano Rodrigo Campuzano e pelo diretor artístico da Verbo Marcos Gallon, em uma das mesas de discussão que integram a Verbo 2018.

A parceria estabelecida entre a Verbo e a Temporada de Dança Videobrasil, em 2017, continua em 2018 com a apresentação de dois programas de filmes de duas iniciativas francesas para a dança: Ciné-Corps (Paris-Rennes-Montréal), festival de filmes e vídeos sobre o corpo e suas possibilidades através da dança, e do Centre National de la Danse (CND), de Paris. O festival de
filmes e vídeos Ciné-Corps participa com um programa de curtas-metragens contemporâneos. Já do Centre National de la Danse (CND), que integrou o programa da Verbo 2016 com a mostra “Screening and Live Actions: French Scene”, chega um programa histórico composto por filmes curtos das décadas de 1920 e 1930, de coreógrafos que exerceram grande influência e impacto sobre a produção francesa de dança ao longo da história. O programa completo das ações que ocorrerão no dia 7 de julho, data de encerramento da Verbo 2018, no Galpão VB, segue abaixo.

Verbo 2018 - Lista de artistas: Ana Pi (Brasil-França), Andrea Dip & Guilherme Peters (Brasil), Andrés Felipe Castaño (Argentina), Bianca Turner (Brasil), Charlene Bicalho (Brasil), Chico Fernandes (Brasil), Clara Ianni (Brasil), Cris Bierrenbach (Brasil), Depois do Fim da Arte (Brasil), Desvio Coletivo (Brasil), Dora Longo Bahia (Brasil), Egle Budvytyte & Bart Groenendaal (Holanda), Élcio Miazaki (Brasil), Elisabete Finger & Manuela Eichner (Brasil), Emanuel Tovar (México), Etcetera & Internacional Errorista (Argentina), Fernanda Brandão & Rafael Procópio (Brasil), Gabriela Noujaim (Brasil), Gabrielle Goliath (África do Sul), Gabinete Homo Extraterrestre (México), Gian Cruz & Claire Villacorta (Filipinas), Grupo MEXA, Dudu Quintanilha, Luisa Cavanagh e Rusi Millan Pastori (Brasil-Argentina), Grupo Trecho (Brasil), Guilherme Peters (Brasil), Josefina Gant, Juliana Fochtman e Nicole Ernst (Argentina), Julha Franz (Brasil), Lia Chaia (Brasil), Lyz Parayzo (Brasil), Marcelo Cidade (Brasil), Martín Soto Climent (México), Patrícia Araujo & Valentina D’Avenia (Brasil-Suíça), Paulx Castello (Brasil), Pedro Mira & Javier Velázquez Cabrero (México), Rubens C. Pássaro Jr. (Brasil), SPIT! (Sodomites, Perverts, Inverts Together!) (Colômbia-EUA) e Stephan Doitschinoff (Brasil).

Verbo 2018_Ações

Ana Pi
COROA
2018
Coreografia
150’
Por meio de movimentos perpendiculares ao chão, Ana Pi nos convida a apreciar a firmeza de um corpo em pé; um corpo que desafia a gravidade, a lei da gravidade que opera sobre todos os corpos, mas também a gravidade que opera apenas sobre alguns. O nome desta dança é COROA, poderia ser também fio de prumo ou para-raios ou vértex, mas é coroa. A coroa aqui faz alusão àquelas das folias, reisados e congados, objeto que deu passe para que toda uma comunidade desplantada pudesse reorganizar suas cabeças e que o faz até os dias de hoje. Os tesos movimentos dela, desta dança, convocam a dimensão da reza, desta linha que se coloca entre as duas palmas da mão. A verticalidade do corpo que dança aqui celebra a grande roda da qual este faz parte, grande roda de corpos negros vivos, ancestrais, desaparecidos e invisíveis. Ana Pi gira ao infinito por si e por todos os outros, os reverencia, seu corpo transborda.
Apoio: Institut Français em Paris, Institut Français do Brasil e Consulado Geral da França em Sao Paulo.
Data, horário e local: quarta-feira, 4/7, das 20h30 às 23h, Sala 1, Galeria Vermelho.

Bianca Turner
Rastreando
2018
Ação
16’
Som adicional: Hebert Baioco
Rastreando é uma ação multimídia que se apropria de imagens de jornais e revistas do período da ditadura civil-militar brasileira para tecer um comentário sobre o passado. A obra aborda temas políticos de forma que, na passagem entre fascínio estético e reflexão, o observador seja desafiado a olhar para o passado sobrepondo seus acontecimentos. A ação revela a instabilidade da memória histórica, da evasão e do esquecimento. Por ser efêmera e por ser apagada, só restam traços de subjetividade.
Data, horário e local: sexta-feira, 6/7 às 21h30h, Sala 1, Galeria Vermelho.

Depois do fim da arte
Palestra-Palestra: FODA
2018
4 palestras-performances
60’ cada
Com: Bruno Ferreira, Celso Nino, Claudia Guimarães, Dora Longo Bahia, Felipe Salem, Francisco Miguez, Ilê Sartuzi, Talita Hoffmann, Lahayda, Marina Lima, Murillu, Pedro Andrada, Rosangela Pestana, Victor Hugo Dantas e Victor Maia.
Depois do fim da arte é um grupo de pesquisa formado para investigar o papel do artista depois da superação da arte situacionista. Os acontecimentos recentes envolvendo censura a obras de arte por instituições ou movimentos autônomos conservadores, deflagrou a necessidade de estudar a relação entre arte, sexualidade, gênero e pornografia. A leitura de textos de Bataille, Marcuse, Foucault, Sartre, Sacher-Masoch, Butler e Preciado fundamentou o trabalho Palestra-Palestra: FODA que será apresentado em quatro palestras. Estas discutirão questões a partir de quatro abordagens: corpo, trabalho, arquitetura e coisa.
Data, horário e local: terça-feira, 3/7 e sexta-feira, 6/7, das 18 às 20hs, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Dora Longo Bahia
Maria da Penha
2018
Ação
duração indefinida
A cada onze minutos, uma mulher é estuprada no Brasil. A cada onze minutos, uma mulher grita em meio aos convidados.
Data, horário e local: terça-feira, 3/7 das 20 às 22h, Pátio, Galeria Vermelho.

Elisabete Finger e Manuela Eichner
Monstra
2017
ação
45’
Direção: Elisabete Finger e Manuela Eichner
Criação e performance: Barbara Elias, Danielli Mendes, Josefa Pereira, Mariana Costa e Patrícia Bergantin.
Figurino: Lu Mugayar
Fotografia: Debby Gram
Produção: Carolina Goulart
Coreografia-colagem para pessoas e plantas. Sequência de células coreográficas independentes - blocos de ações que se colam e se separam uns dos outros com certa brutalidade, como se fossem cortados com uma tesoura. Dentro de cada bloco há um enunciado comum, mas cada conjunto pessoa-planta responde a ele de forma distinta, construindo a cada novo corte uma não-totalidade: uma colagem, uma comunidade, um ecossistema, uma MONSTRA. Entre o analógico e o digital, entre o doméstico e o selvagem, entre a delicadeza e o delírio, entre o grito e o gozo. Uma existência de 335 milhões de anos vista em 360 graus.
Data, horário e local: sexta-feira, 6/7 às 22h, Sala 2, Galeria Vermelho.

Emanuel Tovar
Ritos Estructurales
2016
ação
40’
Com: Alexandre Magno
Tomando como referência os Cadernos de Orozco1 em que o pintor mexicano José Clemente Orozco (1883-1949) expõe questões essenciais sobre a prática da pintura, como ordem, previsão e rigor geométrico, Tovar desenvolve um projeto em que o tempo, a estrutura, o espaço e o movimento são protagonistas. Ritos Estructurales reflete as variações e os contrastes do contexto atual, as particularidades articuladas em relação com o todo. Trata-se de uma visão singular em relação à reflexão geométrica e à expansão do espaço que poderia propor novos modelos com estruturas alternativas ao sistema autômato e mecanizado da modernidade. Na ação, um dançarino se desloca sobre uma área composta por três formas geométricas cobertas por carvão, cimento e cal, extraídos e transferidos para o espaço de exibição de “Boceto para Ballet II”, pintura criada por Orozco, em 1945. Nesse campo, o dançarino realiza 43 sequências de movimento (referência ao caso de Ayotzinapa2), que representam diferentes formas de caminhar, desintegrando a composição geométrica, rompendo a ordem estabelecida e gerando um caos visual. Desta maneira, as estruturas pré-estabelecidas são rompidas por forças físicas e estereótipos geométricos que buscam a perfeição e o equilíbrio ideais no espaço escultórico de forma a questionar o sistema social.
1 Conjunto de seis volumes com notas sobre vários aspectos da profissão pictórica, criados pelo muralista mexicano José Clemente Orozco (1883-1949), entre 1931 e 1934, nos Estados Unidos.
2 Em setembro de 2014, 43 estudantes de uma escola mexicana com tradição de esquerda sofreram uma emboscada e nunca mais foram vistos.
Data, horário e local: terça-feira, 3/7 às 20h30, Pátio, Galeria Vermelho.

Etcetera & Internacional Errorista
Fake News
2017
Ação e instalação de vídeo baseada em fake news na chamada “Era da Pós-verdade”.
40’
No dia 24 de março de 2017, a Internacional Errorista foi às ruas para as manifestações do Dia da Memória, que na Argentina homenageia as vítimas do golpe militar de 1976. Poucos dias antes (20 de março), o Presidente Mauricio Macri e o governador da província de Buenos Aires realizaram um evento no qual forneceram apoio econômico à uma pequena indústria de helicópteros. O governo usou o ato como forma de proselitismo político para anunciar que a economia estava finalmente sendo reativada por meio de incentivos à indústria nacional e que, com isso, novos empregos estavam sendo gerados. Os Erroristas decidiram comentar a ação presidencial construindo um helicóptero com caixas de papelão. O helicóptero de papelão foi recebido durante as manifestações do Dia da Memória, na Plaza de Mayo, com risos e aplausos dos manifestantes. Entretanto, o símbolo representado pelo helicóptero foi imediatamente descontextualizado e reinterpretado pelos meios de comunicação como um “elemento desestabilizador” devido a possíveis associações com o helicótpero que o Presidente Fernando de la Rúa usava durante as crises sociais de 2001 para escapar do Palácio do Governo. A ação dos Erroristas foi criminalizada por tentar desestabilizar o governo, o que acarretou um boom na mídia, estrelado por uma das fake news mais infames e absurdas dos últimos tempos.
Data, horário e local: quarta-feira, 4/7 às 21h30, Sala 2, Galeria Vermelho.

Gabrielle Goliath
Elegy
2015-2018
Ação para 7 cantoras líricas
60’
Ação apresentada em vários locais e contextos, Elegy (Apelo) conta com um grupo de 7 cantoras que juntas interpretam um ritual de luto. Duracional e fisicamente exigente, a ação evoca a presença de uma pessoa ausente numa espécie de lamento cantado. Como resposta física, ontológica e estrutural à cultura do estupro na África do Sul, Elegy relembra a identidade de indivíduos cujas subjetividades foram fundamentalmente violadas. Cada apresentação de Elegy homenageia um indivíduo LGBTQI ou uma mulher específica, estuprada e morta na África do Sul. Significante na obra é o fato da perda ser propícia para o surgimento de encontros empáticos, interculturais e transnacionais. Buscando abordar os tipos de violência simbólica através dos quais corpos negros traumatizados são rotineiramente objetificados, Elegy abre um espaço distintamente decolonial e intersetorial, em que o luto surge como trabalho produtivo e social - não como cura ou "encerramento", mas como uma irresolução necessária e sustentada.
Data, horário e local: quinta-feira, 5/7 às 22h, Sala 1, Galeria Vermelho. Sábado, 7/7 às 19h, Galpão VB.

Gabinete Homo Extraterrestre
Marcha, Orden y Progreso
2018
Ação para 5 adolescentes.
20’
Proposta criada pelo Gabinete Homo Extraterrestre (GHE) para a Verbo 2018, Marcha, Orden y Progreso é uma coreografia-marcha que emprega movimentos de escoltas a bandeira, realizadas todas às segundas-feiras nas escolas primárias do sistema público no México, como um exercício cívico. Este exercício cívico tem como objetivo educar e ensinar as crianças sobre os símbolos patrióticos e os feitos heróicos que constituíram o país como uma nação independente. É clara, entretanto, a doutrinação camuflada nessa prática que visa à construção de um Estado-nação por meio da ordem e da disciplina.
Data, horário e local: quinta-feira, 5/7 às 20h30, Pátio, Galeria Vermelho.

Grupo MEXA, Dudu Quintanilha, Luisa Cavanagh e Rusi Millan Pastori
Eterno work in progress - Cancioneiro Terminal 10mg
2018
Ação
50’
Com: Alessandro Lins dos Anjos, Anita Silvia Vieira Lima Miranda, Anne Dourado, Camila Valones, Daniela Pinheiro, Danilo Victor, Dudu Quintanilha, Fabíola Dummond, Ivana Siqueira, João Dias Turchi, Julia Matos, Luciana Mugayar, Marcio, Mary Jane, Patrícia Borges, Roberto Lima Miranda, Sabelly Silva, Suzy Muniz, Tatiane de Campobello e Yasmin Bispo.
Agradecimentos: Benjamin Seroussi e Casa do Povo
Na ação, o MEXA reencena ao vivo e com a participação do público cenas do filme Cancioneiro Terminal 10mg em tempo real.
*O Projeto Terminal 10mg do Grupo MEXA foi realizado com subsídio do Programa VAI da Secretaria de Cultura de São Paulo.
Data, horário e local: sexta-feira, 6/7 das 20 às 21h, Pátio, Galeria Vermelho.

Grupo Trecho (Carolina Nóbrega & Nádia Recioli)
Ponto Cego ou os estilhaços alojados entre a virilha e o pescoço
2016-2017
Ação e livro
120’
Livro: Doralice de Oliveira Foseca, Kelly dos Reis Santos, Lindasony Salgado Pereira, Tatiane Antunes, Valdelice Duarte Torres e Viviane Batista.
Produção: Tetembua Dandara
Ponto Cego ou os estilhaços alojados entre a virilha e o pescoço é um texto escrito e enunciado por Carolina Nóbrega e Nádia Recioli que costura o mosaico contraditório de um processo de pesquisa contextual no Sistema Penitenciário de São Paulo. Por um ano, as artistas frequentaram a Penitenciária Feminina de Santana. Esse processo associado à experiência do cárcere de seis mulheres, então detidas, deu origem ao livro. A publicação inclui também 83 cartões postais com imagens feitas pela dupla das fachadas das 83 penitenciárias de regime fechado do Estado de São Paulo. Além de imagens, a série de cartões postais inclui também dados auto evidentes sobre a política de encarceramento em massa e são carimbados com a frase “Bem Vindo ao Estado de São Paulo”. Esse relato evidencia as práticas escusas de um poder que opera oculto, no ponto cego que o Sistema mantém através de seus mecanismos de censura e coerção. Os livros e postais da série Ponto Cego são distribuídos gratuitamente durante a ação.
Data, horário e local: quarta-feira, 4/7 das 18 às 20h, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Guilherme Peters
Safeword
2018
Ação
40’
Em Safeword, Peters aparece imobilizado na posição de “pau de arara”, método de tortura historicamente utilizado no Brasil, principalmente durante o período do Regime Militar¬¬. Simultaneamente, num monitor de TV, uma voz masculina dita um texto de cunho humilhante, reacionário e imperativo que ordena que o artista repita suas palavras. Uma máscara com um microfone, que ao mesmo tempo o sufoca, está presa ao seu rosto e ligada a pedais que distorcem sua voz. O processo continua até o artista conseguir se libertar.
Data, horário e local: terça-feira, 3/7 às 21h30, Sala 2, Galeria Vermelho.

Lia Chaia
Sentido Inverso
2018
Ação
30’
Com: Lia Chaia e Júlia Rocha
Assistente: Nicole Koutsantonis
Baseada em relações de oposição e conflito, Sentido Inverso é uma ação site-specific criada para as grandes janelas de vidro da Galeria Vermelho. Sobre essas janelas, que separam dois espaços, dois ambientes e duas situações, e que evidenciam diferentes sentidos e escolhas, Chaia desenha um imbricado sistema de flechas e setas que atravessam o corpo criando fluxos e sobreposições e sugerindo um caos organizado.
Data, horário e local: quarta-feira, 4/7 às 20h30, Vitrine, Galeria Vermelho.

Martín Soto Climent
Bajo la carne, infinito
2018
Ação
20’
Coreografia e interpretação: Marisol Cal y Mayor
O elemento principal da ação é a construção do corpo a partir de um estado “objetual” alheio às qualidades anímicas, psicológicas, emotivas e racionais que nos caracterizam como seres humanos. O corpo atua como um “objeto” inanimado e indiferente, semelhante a um casulo, que é dominado por uma circunstância exterior enquanto luta para brotar de si mesmo. Mediante esta “objetificação” metafórica do corpo, a ação busca evocar a imagem de um Ser que reflete o momento que vivemos como indivíduos, como sociedade e como civilização. A existência desse Ser é retratada como uma concepção unitária composta por dois polos, apresentando o humano como um caso de consciência única, na qual o universo observa em si mesmo sua estrutura dual e se compreende como algo unido e fragmentado como uma estrutura em que as noções de masculino e de feminino, do medo e do amor, do nascimento e da morte, do eu e do outro são somente facetas de um diamante andrógino que deve lutar para nascer, para ser e para liberar-se inclusive de si mesmo.
Data, horário e local: quinta-feira, 5/7 às 21h, Sala 2, Galeria Vermelho. Sábado, 7/7 às 17h, Galpão VB.

Patrícia Araujo & Valentina D’Avenia
Jogo de questões
2017
Ação
Duração indefinida
A ação tem a forma de um diálogo composto por questões contínuas e improvisadas. Cada pergunta é respondida com outra pergunta e, quando postas em contexto sequencial, causam um efeito inquietante ou absurdo. O jogo termina quando uma das interlocutoras, por acaso ou exaustão, responde à pergunta da anterior. Fazendo perguntas que instigam a fala da outra, as duas mulheres estabelecem uma relação de confiança diante do público, provocando ruídos e pequenos déjà vus, que muitas vezes vão de encontro às questões de quem observa, reverberando infinitas respostas possíveis que dialogam no espaço em silêncio.
* A ação é a realização da instrução “Peça de questões”, proposta por Yoko Ono no livro Grapefruit (1964).
Data, horário e local: quinta-feira, 5/7 às 20h, Vitrine, Galeria Vermelho.

Stephan Doitschinoff
Cvlto do Fvtvrv | Balcão de Adesão
2018
Ação satélite Verbo 2018.
Duração indefinida
Ação satélite da Verbo 2018 que acontece num stand center na Avenida Paulista (endereço abaixo), o Balcão de Adesão é uma das ações do projeto Cvlto do Fvtvrv, em que o público poderá se inscrever para se tornar membro ou voluntário, adquirir gratuitamente o cartão de identificação, comprar publicações e receber informações sobre a Igreja do Fvtvrv. Para criar uma "seita-igreja" com toda a sua manifestação (ícones antropomórficos de divindades, manifestações, hinos, publicações, uniformes, medalhas, cartões de identificação, balcão de adesão e voluntariado), o artista remove os conteúdos místicos e ideológicos dessas estruturas já popularmente conhecidas e acrescenta símbolos criados a partir de reflexões sobre temas contemporâneos, como democracia corporativa, consumismo, imperialismo e pós-verdade. www.fvtvrv.org.
Data, horário e local: de Terça (3/7) a Sexta (6/7), das 12 às 20h, Sábado (7/7, das 11 às 19h. Paulista Center (frente do metrô Trianon Masp), Avenida Paulista, 1217 - box 143.

Verbo 2018_Filmes e Vídeos (Sala Antonio)

Andrea Dip & Guilherme Peters
Sob constante ameaça
2018
Filme
25’40’’
Direção: Andrea Dip & Guilherme Peters
Direção de fotografia: Camila Cornelsen
Produção executiva: Didi Lima e Roberta Carteiro
Produção: Didi Lima
Pesquisa e entrevistas: Andrea Dip
Montagem: Guilherme Peters
Som direto: Guilherme Peters
Assistente de fotografia: Yale Oliveira
Motorista: Gerson Rodrigues
Operador de Steadicam: Francisco Orlandi
Desenho de som e trilha: Bruno Palazzo
Finalização e correção de cor: Francisco Orlandi
Assistência Jurídica: Eduardo Correa Kissajikian
Entrevistas: Amara Moira, Bianca Santana, Dani Regina, Debora Franco Machado,
Indira Gabriela, Joana Souza, Joseane Dias, Jules de Faria, Leticia Naísa, Leticia Pichinin,
Micha Nunes, Miguel Soares, Natália Pinheiro, Pedro Lucas Rodriguez, Sabrina Custódia da Silva, Simone Hozawa.
Elenco (em ordem de aparição): Caroline Ferrari, Marina Dias, Nyle Ferrari, Anna Beatriz Pouza, Miguel Soares, Didi Lima, Camila Cornelsen, Patrícia Batista, Laura Peters.
O medo, as afetividades e a subjetividade na forma de ocupar a cidade, sob o olhar de mais de 2500 mulheres, dão a tônica a este documentário sensorial que caminha com elas, por onde se sentem em constante ameaça.
Data, horário e local: de 3 a 6/7, das 11 às 23h, Sala Antonio, Galeria Vermelho, com intervalo entre 18 e 20h. Sábado, 7/7, das 11 às 17h, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Andrés Felipe Castaño
Distracción y amparo / Distraction and protection
2017
Vídeo
6’23’’
Mágicas: José Adler
Voice-over: Barbara Gulobicki
Um mágico realiza uma série de truques em que vários objetos simbólicos se misturam em cada ato. Entre a distração, a aparência e o desaparecimento desses elementos, ouvimos uma história que reconta um fato concreto ocorrido em 20 de dezembro de 2001, em Buenos Aires. De maneira estóica, a história explica através de exemplos relacionados a teorias econômicas e eventos reais, uma série de movimentos econômicos em que o dinheiro é revelado não como um instrumento econômico, mas como uma realidade essencialmente política.
Data, horário e local: de 3 a 6/7, das 11 às 23h, Sala Antonio, Galeria Vermelho, com intervalo entre 18 e 20h. Sábado, 7/7, das 11 às 17h, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Bianca Turner
Cidade-Corpo
2017
Vídeo
14’30’’
Direção de fotografia: Azul Serra
No vídeo, a artista intervém sobre placas de ruas da cidade de São Paulo cujos nomes remetem a torturadores atuantes durante a ditadura civil-militar.
Data, horário e local: de 3 a 6/7, das 11 às 23h, Sala Antonio, Galeria Vermelho, com intervalo entre 18 e 20h. Sábado, 7/7, das 11 às 17h, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Bianca Turner
Uma
2018
Vídeo
8’35’’
No vídeo Uma, o corpo da artista se transforma numa tela de projeção que evidencia a masculinização das posições de poder. Desde a criação da República (1889), houve no Brasil apenas uma mulher na presidência. Todas as decisões tomadas que sustentam nossa vida cotidiana são deliberadas por homens. “Nossos corpos femininos continuam a mercê destas decisões.” BT
Data, horário e local: de 3 a 6/7, das 11 às 23h, Sala Antonio, Galeria Vermelho, com intervalo entre 18 e 20h. Sábado, 7/7, das 11 às 17h, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Charlene Bicalho
Onde você ancora seus silêncios? I
2017
Vídeo
3’13’’
Concepção e direção: Charlene Bicalho
Trilha sonora: Elton Pinheiro
Videomaker: Bruno Gava
Figurino: Maria Inez Bicalho
Edição: Matheus Noronha
Pesquisa e transporte: Agnaldo
Orientação: Renan Andrade
Produção: Casa. Lab Infinitas
Programa de Residência Artística: Fabrica.Lab2017
Curadoria de Franz Manata
“O vídeo apresenta a artista que, vestida de branco em memória à sua ancestralidade, ancora uma frágil embarcação na região portuária, entre os municípios de Vitória (ES) e Vila Velha (ES), impedindo sua própria deriva pelo braço de mar. O local foi escolhido devido à sua proximidade com as ruínas de uma possível casa de engorda de escravizados no período colonial, onde aguardavam para aumentar seus preços no mercado até o momento de serem vendidos. Onde você ancora seus silêncios? I partiu da busca por uma deriva pelos espaços transitados por Charlene Bicalho na cidade de Vitória, onde reside, refletindo metaforicamente sobre esses espaços silenciosos que abrigam o cerne dos enfrentamentos étnicos e identitários que se reverberam, se aglomeram e pulsam hoje na sociedade. Após a elaboração de uma cartografia afetiva, a artista constrói uma narrativa própria ao intervir no espaço com o próprio corpo, estabelecendo uma conexão entre o real e o(s) imaginário(s). O trabalho atenta sobre os silêncios e invisibilidades impostas aos corpos negros frente às marés inseguras das águas salgadas da sociedade”. CB
Data, horário e local: de 3 a 6/7, das 11 às 23h, Sala Antonio, Galeria Vermelho, com intervalo entre 18 e 20h. Sábado, 7/7, das 11 às 17h, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Clara Ianni
Do figurativismo ao Abstracionismo
2018
vídeo
6’12’’
Do Figurativismo ao Abstracionismo é um vídeo que explora a relação entre arte e política, investigando a dinâmica entre institucionalização da arte moderna e o colonialismo. Baseado em imagens das obras, que foram exibidas na exposição inaugural do Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo (1949), a exposição apontava a arte abstrata como a forma de arte mais desenvolvida e, entre suas peças, várias obras doadas ou emprestadas por Nelson Rockefeller. O vídeo revisita essas obras combinando trechos das cartas enviadas por Rockefeller ao fundador do museu em São Paulo, Ciccillo Matarazzo, e inclui trechos do “Relatório Rockefeller sobre as Américas”, escrito secretamente entre 1948-1969 ao presidente dos EUA. O áudio é composto por um trecho do momento em que Zé Carioca aparece no filme da Disney “Saludos Amigos”, encomendado por Rockefeller em 1948. Do Figurativismo ao Abstracionismo explora a relação entre arte e política e investiga o uso da arte moderna como instrumento de colonialismo e dominação.
Data, horário e local: de 3 a 6/7, das 11 às 23h, Sala Antonio, Galeria Vermelho, com intervalo entre 18 e 20h. Sábado, 7/7, das 11 às 17h, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Cris Bierrenbach
Passageiros
2018
Vídeo
8’
O vídeo foi concebido tendo como referência duas situações de conflito e suas consequências. A primeira é o período da ditadura argentina que tinha como prática a eliminação de presos políticos jogando-os de aviões no rio da Prata ou no mar. A segunda referência diz respeito aos grandes movimentos migratórios realizados ilegalmente por via aquática.
Data, horário e local: de 3 a 6/7, das 11 às 23h, Sala Antonio, Galeria Vermelho, com intervalo entre 18 e 20h. Sábado, 7/7, das 11 às 17h, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Desvio Coletivo
Máfia - Exposição Interativa
2016
Vídeo
2’44’’
Com: Desvio Coletivo
Registro em vídeo da ação “Máfia - Exposição Interativa”, realizada no vão livre do MASP, em 23 de abril de 2016.
Realização: Desvio Coletivo (Leandro Brasilio, Marcos Bulhões, Marie Auip e Priscilla Toscano)
Imagens e Edição: Viny Psoa
Apoio: Laboratório de Práticas Performativas da USP
A ação integrou o Movimento de Arte pela Democracia ocorrido em São Paulo, em 2016.
Data, horário e local: de 3 a 6/7, das 11 às 23h, Sala Antonio, Galeria Vermelho, com intervalo entre 18 e 20h. Sábado, 7/7, das 11 às 17h, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Egle Budvytyte & Bart Groenendaal
Liquid Power Has No Shame
2012-2017
9’55’’
Coreografia em colaboração com: Elisa Yvelin, Benjamin Kahn, Lucia Fernandez Santoro.
Câmera: Edvard Falch Alsos
Produção: Lofoten International Art Festival
Agradecimento: Nordland kunst-og filmfagskole
Liquid Power Has No Shame é uma ação (site-specific) criada para o Lofoten International Art Festival 2017 (Noruega). Em uma ilha remota, 3 artistas se deslocam como numa procissão em direção às pedras próximas ao mar. A coreografia se assemelha a uma peregrinação religiosa, sendo ao mesmo tempo explicitamente sensual e auto-erótica. Sobre as pedras, os artistas realizam um ritual em que diferentes formas de animais marinhos são incorporadas à coreografia e feitiços são lançados no mar, proclamando a morte do patriarcado e anunciando a presença do ecofeminismo. A ação é acompanhada pelo vídeo com o mesmo título, no qual a coreografia é enquadrada na paisagem. A voz de um narrador sobreposta às imagens comenta o significado de movimentos circulares e pulsações pélvicas em relação às pedras e ao mar.
Data, horário e local: de 3 a 6/7, das 11 às 23h, Sala Antonio, Galeria Vermelho, com intervalo entre 18 e 20h. Sábado, 7/7, das 11 às 17h, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Gian Cruz & Claire Villacorta
city-scape nº3
(2017)
Vídeo
3’32’’
city-scape nº3 é um trabalho processual que combina vídeo, dança, performance e serve como uma intervenção linguística, uma alternativa para a “cidade que escapa.” Na obra, Cruz e Villacorta examinam a noção de identidades fugazes em relação às cidades e aos corpos e também em relação ao contexto específico de sua cidade natal, Manila (Filipinas). Um dos aspectos interessantes da obra é que ela examina, através de uma ótica feminina (Villacorta), um corpo masculino asiático queer (Cruz) que utiliza a estética e a dança como uma forma de resistência e que busca transformar, à luz da era global e digital, algo que está em permanente transformação.
Data, horário e local: de 3 a 6/7, das 11 às 23h, Sala Antonio, Galeria Vermelho, com intervalo entre 18 e 20h. Sábado, 7/7, das 11 às 17h, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Josefina Gant, Juliana Fochtman e Nicole Ernst
Celestial Candy
2016
Vídeo
7’45’’
Direção: Juliana Fochtman
Produção: Nicole Ernst
Direção de fotografia: Josefina Grant
Câmera: Josefina Grant e Nicole Ernst
Som: Juan Coronel Moya
Montagem: Juliana Fochtman
Cor: Josefina Grant e Nicole Ernst
Edição e pós-produção de som: Josefina Grant e Nicole Ernst
Apoio: Universidade de Buenos Aires, Curso de Design da Imagem e do Som, Cátedra Campos-Trilnick
Curta metragem observacional-experimental que mostra como um grupo de médicos e especialistas se dedica ao aperfeiçoamento de uma espécie. Neste universo, os interesses científicos e econômicos convergem com um objetivo comum: a clonagem. Durante o processo, entramos num mundo onírico onde o animal se torna maleável para refletir sobre os limites da criação.
Data, horário e local: de 3 a 6/7, das 11 às 23h, Sala Antonio, Galeria Vermelho, com intervalo entre 18 e 20h. Sábado, 7/7, das 11 às 17h, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Julha Franz
Insaciável
2016
Vídeo
2’21’’
Data, horário e local: de 3 a 6/7, das 11 às 23h, Sala Antonio, Galeria Vermelho, com intervalo entre 18 e 20h. Sábado, 7/7, das 11 às 17h, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Luisa Cavanagh, Dudu Quintanilha e Grupo MEXA
Eterno work in progress - Cancioneiro Terminal 10mg
2018
Filme
30’
Performance: Grupo MEXA
Câmera: Luisa Cavanagh, Danilo Barros e Diogo Terra Vargas
Edição: Luisa Cavanagh, Rusi Millan Pastori, Dudu Quintanilha e Grupo Mexa
Eterno work in progress é um projeto de cineclube, pensado por Luisa Cavanagh e Dudu Quintanilha, que exibe materiais audiovisuais, que fazem uso do momento do “vivo”, da exibição e do erro como identidade, ocupando o espaço de exibição para continuar, completar e transformar o trabalho de forma performática. O critério de seleção dos materiais deste cineclube se baseia na alternativa e resistência às produções de entretenimento iguais umas às outras, pasteurizadas através de algoritmos que tudo calculam e padronizam. Terminal 10mg, uma das obras que integra o projeto, documenta uma performance musical do grupo Mexa, realizada em 23 de setembro de 2017, que durou 8 horas e atravessou várias regiões da cidade de São Paulo. O filme foi elaborado a partir da ideia de cancioneiro. Na Verbo 2018, os integrantes do grupo interferirão na projeção, tocando instrumentos musicais e áudios em off, além de lerem trechos do livro Terminal 10mg, que será lançado na Verbo 2018, no dia 07 de julho, no Galpão VB.
*O Projeto Terminal 10mg do Grupo MEXA foi realizado com subsídio do Programa VAI da Secretaria de Cultura de São Paulo.
Data, horário e local: de 3 a 6/7, das 11 às 23h, Sala Antonio, Galeria Vermelho, com intervalo entre 18 e 20h. Sábado, 7/7, das 11 às 17h, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Lyz Parayzo
Guarda Nacional
2016
Video
1’43’’
Data, horário e local: de 3 a 6/7, das 11 às 23h, Sala Antonio, Galeria Vermelho, com intervalo entre 18 e 20h. Sábado, 7/7, das 11 às 17h, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Marcelo Cidade
A perspectiva de John Stagliano sobre as ações de J. Beuys
2008
Vídeo
12’
Com Natacha Janus
Data, horário e local: de 3 a 6/7, das 11 às 23h, Sala Antonio, Galeria Vermelho, com intervalo entre 18 e 20h. Sábado, 7/7, das 11 às 17h, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Paulx Castello
Instrucciones para una cocina postporno
2015
Vídeo
1’20’’
Iniciado em 2005, Instrucciones para una cocina postporno é um vídeo de instruções que indicam formas de praticar a chamada culinária pós-pornográfica. Alimentos libidinosos, fluídos corporais, falta de ‘higiene’. Até onde podemos explorar os prazeres sexuais? O projeto é parte de uma série de ações de Paulx Castello que buscam ‘hackear’ imaginários, alimentando desejos dissidentes.
Data, horário e local: de 3 a 6/7, das 11 às 23h, Sala Antonio, Galeria Vermelho, com intervalo entre 18 e 20h. Sábado, 7/7, das 11 às 17h, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Pedro Mira & Javier Velázquez Cabrero
El prisionero cognitivo
2018
Filme
26’05’’
Interpretação: Pedro Mira
Câmera: Rodrigo Rodriguez
Câmera/Som: Jacobo Zambrano
Música: Armando Rosales
Apoio de produção: Raúl Mirlo, Santiago Andres Gomez.
Edição e iluminação: Javier Velázquez Cabrero
Direção: Javier Velázquez Cabrero
Apoio: SOMA, Alumnos 47
O prisioneiro cognitivo é um projeto processual que assume a forma de um filme e de uma performance. O trabalho é fruto de um contrato existencial construído a partir de um longo processo de negociação entre o ator mexicano Pedro Mira e Cabrero. Este contrato funciona como um ensaio da relação social mais básica, 1 indivíduo + 1 indivíduo =?. Uma a uma foram adicionadas as regras que geraram o filme. Neste contrato, Mira expressa seu desejo de abordar dois personagens: o psiquiatra Viktor Frankl e o poeta Paul Celan. Ambos contemporâneos, um cria uma terapia existencial para evitar o suicídio, o outro acaba se suicidando.
Data, horário e local: de 3 a 6/7, das 11 às 23h, Sala Antonio, Galeria Vermelho, com intervalo entre 18 e 20h. Sábado, 7/7, das 11 às 17h, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Rubens C. Pássaro Jr
Universo Preto Paralelo
2017
Filme
12’
Direção, produção, pesquisa, roteiro e edição: Rubens Passaro
Mixagem: Laurent Mis
Pesquisa de Imagens: Rubens Passaro, Gustavo Leitão
Locução: Harpo Software
Música: Laurent Mis - Physical Tension
Alabê Ôni - Aré - Toque para Bará
Ba Kimbuta - Música: Intro U.P.P.
O filme Universo Preto Paralelo trabalha apenas com material de arquivo, em sua grande maioria de domínio público. Pelo enquadramento feito sobre as imagens já existentes, somados a sobreposições do áudio e montagem do filme busca-se ressignificar essas imagens, denotando o caráter de denúncia de seu tempo, mas frisando também sua pertinência nos dias de hoje. A ideia de apropriação permeia todo o filme, desde as imagens, áudios e até mesmo seu título, emprestado do rapper brasileiro Ba Kimbuta.
Data, horário e local: de 3 a 6/7, das 11 às 23h, Sala Antonio, Galeria Vermelho, com intervalo entre 18 e 20h. Sábado, 7/7, das 11 às 17h, Sala Antonio, Galeria Vermelho.
Temporada de Dança Videobrasil 2018. Programa de filmes e vídeos
Ciné Corps e Centre National de la Danse (CND)
Data, horário e local: 7, 14, 21 e 27 /7, das 12 às 18h, Galpão VB.
A Temporada de Dança Videobrasil 2018 é uma co-realização do Estúdio Baile e da Associação Cultural Videobrasil.
Apoio: Institut Français, Institut Français Brésil, Consulat général de France à São Paulo.
Verbo 2018_Instalações e Publicações

Chico Fernandes
COME INTO THE (W)HOLE. Depois de Marcos Chaves
2017-2018
9 impressões fotográficas
40 x 60 cm
Registros fotográficos de Silvio Fernandes
O trabalho é o desdobramento de uma série de ações realizadas por Fernandes com lixo e esgoto, na zona norte do Rio de Janeiro. Embate entre a vulnerabilidade do corpo nu e os dejetos da cidade, a série de imagens dialoga com a obra COME INTO THE (W)HOLE (1999), do artista Marcos Chaves, na qual o artista cria um jogo de palavras que tenciona completude e incompletude, totalidade e vazio.
Data, horário e local: de 3 a 6/7, das 11 às 23h, e sábado, 7/7, das 11 às 17h, Galeria Vermelho.

Élcio Miazaki
Impulsos Imitativos
2017-2018
Instalação composta por vídeo, fotografias de época, vidros e molduras reaproveitadas, cadarço de algodão, relógio de parede, fichário de mesa, papel, massa epóxi, pranchetas, torno manual, madeira, uniforme, acessórios e louças militares.
dimensões variáveis
Vídeo: Alexander Santiago, Alexandre Colasuonno Orlandi e Jp Accacio
A instalação é composta por peças de origem militar, com um megafone danificado, um par de botas com outra forma de amarração do cadarço e louças oficiais do exército sustentadas por uma máscara antiga. Além de uma referência às primeiras camuflagens, há apropriação de fotos de época cujos retratados são reduzidos a protótipos de soldadinhos de chumbo. Os refugos de materiais usados para a construção desses modelos são fixados por meio de pranchetas e revelam novos personagens, mas mutilados, quando observados os campos vazados. Dentre objetos do universo civil, um fichário de mesa é usado sob outra orientação, de modo a remeter aos capacetes da tropa de choque; uma maquete de carrossel em papel composta por imagens de cavalaria, força armada e polícia montada, reforça a ideia de ciclo vicioso e sem destino; e o tom de retrocesso é reforçado por um relógio com mecanismo de funcionamento em sentido anti-horário. Somam-se criações vindas de pesquisas em cima de guias de primeiros socorros do exército brasileiro de diversos períodos: um vídeo em que ex-soldados reproduzem os procedimentos de salvamento e a disponibilização de um capítulo que foi retirado devido à ditadura militar e que não retornou mesmo com a redemocratização na década de 1980.
Data, horário e local: de 3 a 6/7, das 10 às 23h, e sábado, 7/7, das 11 às 17h, Galeria Vermelho.

Fernanda Brandão & Rafael Procópio
É Cena
Criado em janeiro de 2017 pela atriz e arte-educadora Fernanda Brandão, É Cena é um projeto artístico que utiliza a internet (Facebook e YouTube) como plataforma para produção de conteúdo em vídeo. Em forma de cena, esses vídeos discutem assuntos político-sociais do país e possuem uma elaboração estética apoiada na interpretação e no texto, fazendo uso da linguagem teatral em hibridismos com a linguagem áudio visual. O fundo preto, o uso de figurinos e objetos simples e o jogo entre roteiro e edição constituem a linguagem escolhida para dar corpo às discussões. Entendendo a cena como um espaço poético, artístico, político e social de discussões urgentes do nosso tempo, bem como as redes sociais como uma plataforma popular e eficaz de alcance da sociedade em geral, o projeto É Cena nasce para cavar espaços de discussões úteis e formativas no mundo virtual, podendo contribuir com a formação artística e crítica de seu público e, quiçá, ser um registro de memória do Brasil atual.

#1 Caia fora, Presidenta Desgraçada
2017
Vídeo-cena
2’32’’
Texto: Herton Gustavo Gratto
Interpretação: Fernanda Brandão
Imagens/Edição: Newman Costa

#2 Essa Vaca tem que morrer mesmo
2017
Vídeo-cena
2’16’’
Texto: cidadãos(as) brasileiros(as)
Interpretação/Criação: Fernanda Brandão
Direção/Imagens: Rafael Procópio

#5 Deixei meu filho pro pai criar
2017
Vídeo-cena
2’32’’
Texto: Debie Araya
Interpretação/Criação: Fernanda Brandão
Direção: Rafael Procópio
Produção: Raiz Filmes

#6 Era uma vez... o "DONO" de SP
2017
Vídeo-cena
3’51’’
Texto: Raquel Parras e Fernanda Brandão
Interpretação/Criação: Fernanda Brandão
Direção/Imagens: Rafael Procópio
Finalização: Thiago Damascena

#7 Meu corpo é o que...?
2017
Vídeo-cena
2’12’’
Texto: “Mortes Públicas” de Carla Zanini
Interpretação/Criação: Fernanda Brandão
Direção/Imagens: Rafael Procópio

#voteMajora – Arte pra quê?
2017
Vídeo-cena
3’00’’
Texto/Interpretação/Criação: Fernanda Brandão
Direção/Imagens: Rafael Procópio

#8 Fruta de caráter duvidoso, A BANANA FOI PROIBIDA!
2017
Vídeo-cena
1’42’’
Texto: Marília Grampa
Interpretação/Criação: Fernanda Brandão
Direção/Imagens/Criação: Rafael Procópio

#10 Eu também odeio ele
2018
Vídeo-cena
3’03’’
Textos: "Fim da linha pra você, ex-presidente" de Herton Gustavo Gratto, e "Por que odiar o PT" de Gregório Duvivier.
Adaptação de Fernanda Brandão e Rafael Procópio
Interpretação: Fernanda Brandão
Direção de atriz: Rafael Procópio
Direção e edição: Newman Costa
Apoio: Cia do Pássaro
Agradecimentos: Ana Patrícia Sharp e Filipe Ramos

É Cena lê Virginie Despentes - Vídeo 1
2018
Vídeo-cena
2’29’’
Texto de Virginie Despentes, do livro 'Teoria King Kong'
Adaptação/Interpretação: Fernanda Brandão
Direção/Imagens/Criação: Rafael Procópio

#13 Era uma vez... “a REFORMA”
2018
Vídeo-cena
5’13’’
Dramaturgia: Fernanda Brandão, Raquel Parras e Rafael Procópio
Interpretação/Criação: Fernanda Brandão
Direção/Imagens: Rafael Procópio
Agradecimentos: Rodrigo Pocidônio e Carla Frelsi
Data, horário e local: de 3 a 6/7, das 10 às 23h, Sala Antonio, Galeria Vermelho, com intervalo entre 18 e 20h. Sábado, 7/7, das 11 às 17h, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Gabriela Noujaim
Presente 2016
2017
Publicação
O livro Presente 2016, da artista Gabriela Noujaim, é uma narrativa sensível sobre alguns dos acontecimentos políticos que ocorreram no Brasil em 2016 e que culminaram no impeachment da presidenta eleita, Dilma Rousseff. No livro, a artista destaca por meio de imagens e textos uma seleção de episódios emblemáticos daquele momento histórico. Entre eles, a deplorável agressão verbal feita em rede nacional por deputados federais.
Data, horário e local: de 3 a 6/7, das 10 às 23h, e sábado, 7/7, das 11 às 17h, Galeria Vermelho.

Stephan Doitschinoff
Cvlto do Fvtvrv | Irish Museum of Modern Art
2018
Vídeo
10’
Com: Laima Leyton, Iggor Cavalera, Donna MacCabe, Rachel Quinn, Mona Atkinson, Bruna Petreca, Ana Helena Resende, Simeon Smith e Masamba Samba School.
Fotografia: Steve O’Connor, Cian Brennan, Cristiane Schimdt, Andrea Lavezzaro.
Edição: Kauê Kabrera
Sound Design: Laima Leyton, Iggor Cavalera.
Apoio: Sabrina Leal
www.fvtvrv.org
Data, horário e local: de 3 a 6/7, das 10 às 23h, Sala Antonio, Galeria Vermelho, com intervalo entre 18 e 20h. Sábado, 7/7, das 11 às 17h, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

SPIT! (Sodomites, Perverts, Inverts Together!)
SPIT! Manifesto Reader
2017
4 manifestos queer impressos na publicação da Verbo 2018

Verbo 2018_conversas e lançamentos

Samantha Moreira, Rodrigo Campuzano, Marcos Gallon
Verbo SLZ
Apresentação do programa de Residência artística.
Data, horário e local: 5/7, das 16 às 18h, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Desvio Coletivo
Estética de Emergência
2018
Vídeo e conversa com o coletivo e apresentação do registro da ação “Máfia Exposição Interativa”, realizada no vão livre do MASP em 23 de abril de 2016.
2’44’’
Com: Leandro Brasilio, Marcos Bulhões, Marie Auip e Priscilla Toscano.
Mediação: Julia Ruiz Di Giovanni
Em que medida o potencial crítico da arte consegue propor novas formas coletivas de engajamento político ativista que sejam capazes de gerar o levante, na velocidade emergencial dos acontecimentos sociais? De que forma e com quais ferramentas os artistas compromissados com o engajamento social podem conseguir apoiar suas respectivas linguagens estéticas, em meio ao contexto político atual brasileiro e a recente onda de censura e opressão a inúmeras ações artísticas? O Desvio Coletivo compartilha suas criações ativistas calcadas na arte participativa realizadas especialmente nos últimos três anos que resultaram nas intervenções Máfia, Interditados, Fascismo e Concreto.
Data, horário e local: 5/7, das 18 às 20h, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Grupo MEXA
Terminal 10mg
2018
Lançamento do livro e conversa aberta ao público com os integrantes do MEXA
120”
Projeto editorial: Edições Aurora e MEXA
Edição: Júlia Ayerbe e MEXA
Projeto gráfico: Laura Daviña e Marina Marchesan
Impressão: Parquinho gráfico
Acabamento: Fibra Ateliê
Data, horário e local: 6/7, das 20 às 22h, Patio, Galeria Vermelho.

Temporada de Dança Videobrasil 2018
Temporada de Dança Videobrasil: acervos, arquivos e a construção da memória na dança
Mesa de discussão
Com: Nirvana Marinho e Xavier Baert.
Mediação: Clarissa Sacchelli
A construção da memória de dança e performance em vídeo é tema da conversa que tem a Temporada de Dança Videobrasil como ponto de partida. O programa de residência resulta num trabalho autoral concebido durante a imersão de um artista no Acervo Histórico Videobrasil, coleção que serve como referência conceitual e matéria-prima para mixagens e reencenações. Participam do debate Xavier Baert, programador de filmes de dança do Centre National de la Danse e da Cinémathèque de la Danse (até 2017), que pesquisa, atualmente, as velocidades e durações no filme coreográfico, e Nirvana Marinho, curadora de dança, idealizadora e coordenadora geral do Acervo Mariposa, programa cultural de gestão de acervo de vídeos de dança realizado de 2007 a 2015. A mediação é feita por Clarissa Sacchelli, coreógrafa e dançarina convidada da 1ª Temporada de Dança Videobrasil e curadora da segunda edição do evento, a ser realizada em 2019.
*A Temporada de Dança Videobrasil 2018 é uma co-realização do Estúdio Baile e da Associação Cultural Videobrasil.
Apoio: Institut Français, Institut Français Brésil, Consulat général de France à São Paulo.
Data, horário e local: 7/7, às 17h30, Galpão VB.

VERBO 2018 – Mostra de Performance Arte (14ª edição)
03 a 06 de julho
Galeria Vermelho - Rua Minas Gerais, 350, São Paulo - Tel.: 11 3138-1520
www.galeriavermelho.com.br/pt/VERBO
07 de julho
Galpão VB - Av. Imperatriz Leopoldina, 1150, São Paulo – Tel.: 11 3645-0516
http://site.videobrasil.org.br/galpaovb

Verbo 2018
Performance Art Festival (14th edition)
03 to 07 July, 2018
Galeria Vermelho and Galpão VB

The 14th edition of VerboPerformance Art Festival, held at Galeria Vermelho from 3 to 6 of July, and at Galpão VB on 7 of July, counts with the participation of more than 40 Brazilian and foreign artists. The selection of projects was done by university Professor and researcher, PhD in Communication and Semiotics at PUC-SP, Ana Teixeira, and Marcos Gallon artistic director of Verbo. Verbo 2018 is also hosting the launch of Verbo SLZ, the artistic residence platform created in partnership with Projeto CHÃO, in São Luís (Maranhão).

From the moment of its creation in 2005, Verbo has always sought to present a broad panorama of Performance Art by programming actions from Brazilian and foreign artists of different ages and backgrounds. The aim has always been to enlarge the concept of Performance Art inherited from the 20th century by featuring actions from artists and groups engaged in visual arts, but also dance, theatre, poetry, literature, music, graffiti and Activism. For that reason, a curatorial approach has never been set a priori.

For the 2018 edition of Verbo, however, that dynamic has changed. A broad conceptual terrain was established with the aim of creating some thought focused on the current ethical conflict and change of paradigms that characterize life in Brazil and around the world. In order to do that, keywords were proposed to the artists interested in participating of this edition: censorship, endemic corruption, culture, civil disobedience, dictatorship, rule of law and state of exception, ethics, religious extremism, post-feminism, gender, gentrification, justice, uprising, LGBTQI, intellectual witch-hunt, poverty, police, populism, post-truth, racism, and violence.

The actions, films, photos, texts and videos that make up the program of Verbo 2018 are in dialogue with these issues through different constructions, narratives and poetics.

As mentioned above, Verbo 2018 program includes the launch of Verbo SLZ (São Luís) an artistic residence platform developed in partnership with CHÃO, in São Luis, state of Maranhão (Northeast region of Brazil). CHÃO was founded in 2015 by a group of artists and curators in a historical house in the center of São Luís. The project aims to create an environment that leads to a horizontal exchange of knowledge through partnerships with artists, institutions and independent projects. The partnership between Verbo and CHÃO seeks to provide a more extended contact between the local art scene and the artists invited to the residence, generating from this experience of affection, new projects and collaborations in the format of actions that will integrate the 2019 program of Verbo. Verbo (SLS) will be launched in the frame of Verbo 2018 in a panel of discussion composed by curator and cultural manager Samantha Moreira, the Mexican curator and gallerist Rodrigo Campuzano and the artistic director of the Verbo Marcos Gallon.

The partnership established between Verbo and Videobrasil Dance Season in 2017 continues in 2018 with the presentation of two film programs of two French initiatives. Ciné-Corps is a (Paris-Rennes-Montréal) film and video festival held in three different cities: Paris, Rennes and Montreal. The main focus of the festival is the body and its possibilities through dance. Ciné-Corps participates with a contemporary short film selection. Center National de la Danse (CND), that was part of Verbo 2016 program with "Screening and Live Actions: French Scene", presents a historical program composed of short films from 1920s and 1930s.

Verbo 2018 - Artists: Ana Pi (Brazil-França), Andrea Dip & Guilherme Peters (Brazil), Andrés Felipe Castaño (Argentina), Bianca Turner (Brazil), Charlene Bicalho (Brazil), Chico Fernandes (Brazil), Clara Ianni(Brazil), Cris Bierrenbach(Brazil), Depois do Fim da Arte (Brazil), Desvio Coletivo (Brazil), Dora Longo Bahia (Brazil), Egle Budvytyte & Bart Groenendaal (The Netherlands), Élcio Miazaki (Brazil), Elisabete Finger & Manuela Eichner (Brazil), Emanuel Tovar (Mexico), Etcetera & Internacional Errorista (Argentina), Fernanda Brandão & Rafael Procópio (Brazil), Gabriela Noujaim (Brazil), Gabrielle Goliath (South Africa), Gabinete Homo Extraterrestre (Mexico), Gian Cruz & Claire Villacorta (Philippines), Grupo MEXA, Dudu Quintanilha, Luisa Cavanagh e Rusi Millan Pastori (Brazil-Argentina), Grupo Trecho (Brazil), Guilherme Peters (Brazil), Josefina Gant, Juliana Fochtman e Nicole Ernst (Argentina), Julha Franz (Brazil), Lia Chaia (Brazil), Lyz Parayzo (Brazil), Marcelo Cidade (Brazil), Martín Soto Climent (Mexico), Patrícia Araujo & Valentina D’Avenia (Brazil -Switzerland), Paulx Castello (Brazil), Pedro Mira & Javier Velázquez Cabrero (Mexico), Rubens C. Pássaro Jr. (Brazil), SPIT! (Sodomites, Perverts, Inverts Together!) (Colombia-USA), Stephan Doitschinoff (Brazil).

Verbo 2018_Actions

Ana Pi
COROA
2018
Choreography
150’
With a series of perpendicular movements to the ground, Ana Pi invites the audience to appreciate the stability of a standing body; a body that defies gravity, the law of gravity that operates over all bodies, but also gravity that operates only on some bodies. The name of this dance is COROA (crow), but could also be called “plumb line”, “para-ray” or “vertex”, but it is COROA. COROA here alludes to those of the folias, reisados and congados (Brazilian folk dances). The vigorous movements of this dance belongs to the dimension of prayer, of this line that is placed between two hands. The verticality of the body that dances here celebrates the great wheel to which it is part of, a great circle of living black bodies, ancestral, disappeared and invisible. Ana Pi turns to infinity for herself, as well as for all the others, she reverences them, her body overflows.
Suported by Institut Français Paris, Institut Français Brasil and Consulado Geral da França em Sao Paulo.
Day, time and place: Wednesday, Jul 4, at 8:30pm, Hall 1, Galeria Vermelho.

Bianca Turner
Rastreando
2018
Action
16’
Sound Hebert Baioco
Rastreando (tracking) is a multimedia action that employs images from newspapers and magazines from the Brazilian dictatorship years as a tool to comment on elements from the past seen in the present. The work tackles political subjects in such a way that between aesthetic fascination and thoughtful reflection, the observer is challenged to look to the past overlapping its events. The action reveals the impermanence of historic memory, of evasion and oblivion. As it is ephemeral and easily erased there are only traces of subjectiveness.
Day, time and place: Wednesday, Jul 6, at 9:30pm, Hall 1, Galeria Vermelho.

Depois do fim da arte
Palestra-Palestra: FODA
2018
4 Lecture-performances.
60’ each
With Bruno Ferreira, Celso Nino, Claudia Guimarães, Dora Longo Bahia, Felipe Salem, Francisco Miguez, Ilê Sartuzi, Talita Hoffmann, Lahayda, Marina Lima, Murillu, Pedro Andrada, Rosangela Pestana, Victor Hugo Dantas and Victor Maia.
Depois do fim da arte (After the End of Art) is a group formed to investigate the role of the artist after overcoming the Situationist Art. Recent events involving censorship of works of art by institutions or autonomous conservative movements, have triggered the need to study the relationship among art, sexuality, gender and pornography. The reading of texts by Bataille, Marcuse, Foucault, Sartre, Sacher-Masoch, Butler and Preciado, led to the creation of Palestra-Palestra: FODA (Lecture-Lecture: FUCKING GOOD). Divided in four lecture-performances of 60’ each, the work will discuss these topics from four different approaches: body, work, architecture and thing.
Day, time and place: Tuesday, Jul 3, and Friday, Jul 6, from 6 to 8pm, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Dora Longo Bahia
Maria da Penha
2018
Action
120’
Every eleven minutes, a woman is raped in Brazil. Every eleven minutes, a woman screams amid the people present.
Day, time and place: Tuesday, Jul 3, from 8 to 10pm, Front Yard, Galeria Vermelho.

Elisabete Finger e Manuela Eichner
Monstra
2017
Action
45’
Directed by Elisabete Finger and Manuela Eichner
Created and performed by Barbara Elias, Danielli Mendes, Josefa Pereira, Mariana Costa and Patrícia Bergantin.
Costumes Lu Mugayar
Photography Debby Gram
Production Carolina Goulart
A choreographic collage for people and plants. A sequence of independent choreographic cells - action blocks that adhere to and separate from each other rather brutally, as if snipped by scissors. Within each block there’s a common enunciation, but each plant-person assembly responds distinctively, building a non-totality with each snip: a collage, a community, an ecosystem, a MONSTER. Between analog and digital. Between domesticated and wild. Between delicate and delirious. Between screaming and climaxing. A 335-million-year existence seen in 360 degrees.
Day, time and place: Friday, Jul 6, from 10 to 10:45pm, Hall 2, Galeria Vermelho.

Emanuel Tovar
Ritos Estructurales
2016
Action
40’
With Alexandre Magno
Using Orozco´s Notebooks1 as a reference, that set forth essential matters in formal realization such as order, foresight and geometric rigor, Tovar develops a project where time, structure, space and movement are the main actors. A work that reflects the variations and contrasts of current context, the particularities articulated in relation with the whole. An alternative vision in relation to the geometric reflection and the expansion of space, which could propose new models with alternative structures to the automated and mechanized system of modernity. Thus the action that consists of a dancer moving in a room in which, on the floor, 3 geometric forms were drawn with carbon dust, lime and cement, extracted and transferred to the exhibition space from ¨Boceto para Ballet II¨, painted in 1945 by Jose Clemente Orozco. The choreographer realizes 43 different sequences (making reference to the Ayotzinapa case2) that represent distinct ways of walking. In this space where the materials lay, different orders were followed in each one of the choreographies, until all 43 different forms and rhythms of walking were completed, disintegrating the geometric composition, destroying the order and generating visual chaos. In this way, the structures pre-established by physical forces and geometric stereotypes that seek perfection, equilibrium and balance, ideal in the sculptural space to question the social system, are fractured.
1Set of six volumes with notes on various aspects of the pictorial profession, created by the Mexican muralist Jose Clemente Orozco (1883-1949), between 1931 and 1934, in the United States. 2In September 2014, students from a Mexican school with a left-wing tradition were ambushed and never seen again.
Day, time and place: Tuesday, Jul 3, from 8:30 to 9pm, Hall 1, Galeria Vermelho.

Etcetera & Internacional Errorista
Fake News
2017
Action and vídeo installation based on fake news in the so-called “Post-Truth Age”.
40’
On March 24, 2017, the Internacional Errorista took to the streets as part of Argentina’s Memory Day, homage to the victims of the 1976 coup. A few days earlier (March 20), President Mauricio Macri and the governor of Buenos Aires Province participated in an event offering financial support to a small helicopter manufacturer. The government used the act as a form of political proselytism to announce that the economy was finally being reactivated through incentives to the domestic industry and with that, new jobs were being generated. The Erroristas decided to comment the event by building a helicopter from cardboard boxes. The cardboard helicopter was received with laughter and applause by protesters on Memory Day, at Plaza de Mayo. However, the symbolic meaning of the helicopter was immediately taken out of context by the media, which reinterpreted it as a “destabilizing element” due to possible reference to the helicopter that former President Fernando de la Rúa used during the social crisis of 2001 to escape the Palácio do Governo. The Erroristas’ performance was criminalized as an attempt to destabilize the government, leading to a boom of fake news rarely seen before.
Day, time and place: Tuesday, Jul 3, from 9:30 to 10:10pm, Hall 2, Galeria Vermelho.

Gabrielle Goliath
Elegy
2015-2018
Action for 7 lyric singers
60’
Staged in various locations and contexts, Elegy performances call together a group of female vocal performers who collectively enact a ritual of mourning. Durational and physically taxing, the performance sustains a kind of sung cry – evoking the presence of an absent individual. Responding to the physical, ontological and structural outworking of rape-culture in South Africa, Elegy performances recall the identity of individuals whose subjectivities have been fundamentally violated. With each performance commemorating a specific woman or LGBTQI+ individual raped and killed in South Africa, significant to the work is how loss becomes a site for community, and for empathic, cross-cultural and cross-national encounters. Seeking to work around the kinds of symbolic violence through which traumatized black bodies are routinely objectified, Elegy performances open a distinctly decolonial and intersectional space, wherein mourning is presented as a social and productive work –not in the sense of healing or ‘closure’, but as a necessary and sustained irresolution.
Day, time and place: Thursday, Jul 5, from 10 to 11pm, Hall 1, Galeria Vermelho. Saturday, Jul 7, 7pm, Galpão VB.

Gabinete Homo Extraterrestre
Marcha, Orden y Progreso
2018
Ação para 5 adolescentes.
20’
Protocol specially created by Gabinete Homo Extraterrestre for Verbo 2018, Marcha, Orden y Progreso (March, Order and Progress) is a choreographic march that employs moviments of flag escort repeated every Monday in middle schools throughout the Mexican public school system as a civic exercise. The goal of such exercise is to instill respect and teach children about the patriotic symbols of Mexico. The indoctrinating effects, however, are immediately noticeable in this ritual that seeks through order and discipline to build a nation based on military thinking, and procedures .
Day, time and place: Thursday, Jul 5, 8:30pm, Front Yard, Galeria Vermelho.

Grupo MEXA, Dudu Quintanilha, Luisa Cavanagh e Rusi Millan Pastori
Eterno work in progress - Cancioneiro Terminal 10mg
2018
Action
50’
With Alessandro Lins dos Anjos, Anita Silvia Vieira Lima Miranda, Anne Dourado, Camila Valones, Daniela Pinheiro, Danilo Victor, Dudu Quintanilha, Fabíola Dummond, Ivana Siqueira, João Dias Turchi, Julia Matos, Luciana Mugayar, Marcio, Mary Jane, Patrícia Borges, Roberto Lima Miranda, Sabelly Silva, Suzy Muniz, Tatiane de Campobello e Yasmin Bispo.
Thanks to Benjamin Seroussi and Casa do Povo
Suported by Programa VAI da Secretaria de Cultura de São Paulo.
In the action, MEXA restages live and with the participation of the public scenes of the movie Cancioneiro Terminal 10mg in real time.
Day, time and place: Friday, Jul 6, 8pm, Front Yard, Galeria Vermelho.

Grupo Trecho (Carolina Nóbrega & Nádia Recioli)
Ponto Cego ou os estilhaços alojados entre a virilha e o pescoço
2016-2017
Lecture-performance and publication
120’
Livro Doralice de Oliveira Foseca, Kelly dos Reis Santos, Lindasony Salgado Pereira, Tatiane Antunes, Valdelice Duarte Torres e Viviane Batista.
Produção Tetembua Dandara
Ponto Cego ou os estilhaços alojados entre a virilha e o pescoço (Blind Spot or Splinters Lodged between Groin and Neck) is a text written and read by Carolina Nóbrega and Nádia Recioli stitching together a patchwork of contradictory elements from a process of contextual research on the São Paulo Penitentiary System. For a year, the artists visited the Women’s Prison of Santana. The book was born with the addition of experiences from six women, all detained at the time. The work includes a series of 83 postcards with images that depict the façade of the 83 prisons of the Sate of São Paulo restricted custody system. Other than images, the postcard series also includes self-evident data on the mass incarceration policy, and will be stamped with a “Welcome to the State of São Paulo” seal during the action. This narrative lays bare the arbitrary practices of a lawless power operating within the blind spot sustained by a system maintained by tools of censorship and coercion. The books and postcards from the Ponto Cego series will be distributed during the action.
Day, time and place: Wednesday, Jul 4, 6 to 8pm, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Guilherme Peters
Safeword
2018
Action
40’
Em Safeword, Peters appears immobilized in the position of macaw's perch, method of torture historically used in Brazil especially during the period of Military Regime. Simultaneously, on a TV monitor, a male voice dictates a humiliating, reactionary, and imperative text that orders the artist to repeat his words. A mask with a microphone which suffocates him, is attached to his face and linked to pedals that distort his voice. The process continues until the artist manages to break free.
Day, time and place: Tuesday, Jul 3, 9:30pm, Hall 2, Galeria Vermelho.

Lia Chaia
Sentido Inverso
2018
Action
30’
Com Lia Chaia e Júlia Rocha
Assistant Nicole Koutsantonis
Sentido Inverso (Inverse Direction) is a site-specific action created for the large glass
windows of Galeria Vermelho. On these windows, which separate two spaces, two environments and two situations, and that show different senses and choices, Chaia draws an imbricated system of arrows that cross the body creating flows and overlays.
Day, time and place: Wednesday, Jul 4, 8:30pm, Glass windows, Galeria Vermelho.

Martín Soto Climent
Bajo la carne, infinito
2018
Action
20’
Choreography and Interpretation Marisol Cal y Mayor
Building a body from an “object" state, unaware of soulful, psychological, emotive and rational qualities that are characteristic of human beings is main element of Bajo la carne, infinito (Under the flesh, infinite). The body acts as a motionless indifferent “object” akin to a cocoon, dominated by an outer circumstance as it struggles to erupt from itself. With the body’s metaphorical “objectification,” the action seeks to evoke the image of a Being that portrays the moment we are living as individuals, as a society and as a civilization. The existence of such a Being is shown as a unitary composition formed by two poles, with the human as an example of unique consciousness in which the universe observes its double nature and understands itself as something at once integral and fragmented; and as a structure in which notions of male and female, fear and love, birth and death, oneself and another’s are but facets of an androgynous prism that must struggle to be born, to be, and to free itself.
Day, time and place: Thursday, Jul 5, 9pm, Hall 2, Galeria Vermelho.

Patrícia Araujo e Valentina D’Avenia
Jogo de questões
2017
Action
Variable duration
The action takes the form of a dialogue consisting of continuous and improvised questions. Each question is answered with another question, and when put into sequential context it causes a disturbing or absurd effect. The game ends when one of the interlocutors, by chance or exhaustion, answers the question of the previous one. By asking questions that instigate the speech of the other, the two women establish a relationship of trust provoking noises and small déjà vus that often go against the questions of those who observe, reverberating infinite possible answers that reverberate in space.
* "Piece of questions" by Yoko Ono in the book Grapefruit (1964).
Day, time and place: Thursday, Jul 5, 8pm, Window, Galeria Vermelho.

Stephan Doitschinoff
Cvlto do Fvtvrv | Balcão de Adesão
2018
Satellite Action
Variable duration
Peripheral action to Verbo 2018 happening on a small indoor shop at Avenida Paulista (address below), the Balcão de Adesão is part of the Cvlto do Fvtvrv project where the public may apply to become members or volunteers, obtain a free ID card, buy books and magazines and get information on the Igreja do Fvtvrv (Church of the Future). To create a “church-cult” with all elements we have come to expect (anthropomorphic icons of deities, hymns, publications, uniforms, medals, ID cards, enrollment stand and voluntary work), the artist removes the mystical and ideological content from these well-known structures and adds symbols created from contemporary themes, such as corporate democracy, consumerism, imperialism and post-truth.
Cvlto do Fvtvru, procure conhecer. www.fvtvrv.org
Day, time and place: from Tuesday, Jul 3, to Friday, Jul 6, from 12am to 8pm. Saturday, Jul 7, from 11am to 7pm. Paulista Center (Subway Trianon Masp), Avenida Paulista, 1217 - box 143.

Verbo 2018_Films & Videos (Sala Antonio)

Andrea Dip & Guilherme Peters
Sob constante ameaça
2018
Filme
25’40’’
Directed by Andrea Dip and Guilherme Peters
Director of Photography Camila Cornelsen
Executive Production Didi Lima and Roberta Carteiro
Production Didi Lima
Research and interviews Andrea Dip
Montage Guilherme Peters
Sound Guilherme Peters
Photo assistant Yale Oliveira
Driver Gerson Rodrigues
Steadicam Francisco Orlandi
Sound Design Bruno Palazzo
Finishing and color correction Francisco Orlandi
Lawer Eduardo Correa Kissajikian
Interviews with Amara Moira, Bianca Santana, Dani Regina, Debora Franco Machado,
Indira Gabriela, Joana Souza, Joseane Dias, Jules de Faria, Leticia Naísa, Leticia Pichinin, Micha Nunes, Miguel Soares, Natália Pinheiro, Pedro Lucas Rodriguez, Sabrina Custódia da Silva and Simone Hozawa.
Cast in order of appearance Caroline Ferrari, Marina Dias, Nyle Ferrari, Anna Beatriz Pouza, Miguel Soares, Didi Lima, Camila Cornelsen, Patrícia Batista and Laura Peters.
Fear, affections and subjectivity in occupying the public space of the city through the eyes of over 2,500 women set the tone of this documentary of the senses.
Day, time and place: from Tuesday, Jul 3, to Friday, Jul 6, from 11am to 11pm, intermission from 6 to 8pm. Saturday, Jul 7, from 11am to 5pm, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Andrés Felipe Castaño
Distracción y amparo / Distraction and protection
2017
Video
6’23’’
Mágicas José Adler
Voice-over Barbara Gulobicki
A magician performs a series of tricks where several symbolic objects intermingle in each act, between the distraction, the appearance and disappearance of these elements we hear a story that in his narrative tells us about a concrete fact happened on December 20, 2001 in Buenos Aires, Argentina. In a stoic way, the story explains, through examples related to economic theories and real events, a series of economic movements, where money is revealed not as an economic instrument but as an essentially political reality.
Day, time and place: from Tuesday, Jul 3, to Friday, Jul 6, from 11am to 11pm, intermission from 6 to 8pm. Saturday, Jul 7, from 11am to 5pm, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Bianca Turner
Cidade-Corpo
2017
Video
14’30’’
Photography Azul Serra
In the video, the artist intervenes on street signs from São Paulo whose names pay homage to torturers active during the military dictatorship years.
Day, time and place: from Tuesday, Jul 3, to Friday, Jul 6, from 11am to 11pm, intermission from 6 to 8pm. Saturday, Jul 7, from 11am to 5pm, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Bianca Turner
Uma
2018
Video
8’35’’
In the action, the artist’s body is transformed into a projection screen evidencing the masculinization of the positions of power. From the founding of the Republic (1889), Brazil has had one single woman in the presidency. Every decision governing our daily lives is made by men. Our female bodies remain subject to these decisions.
Day, time and place: from Tuesday, Jul 3, to Friday, Jul 6, from 11am to 11pm, intermission from 6 to 8pm. Saturday, Jul 7, from 11am to 5pm, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Charlene Bicalho
Onde você ancora seus silêncios?
2017
Vídeo
3’13’’
Created and Directed by Charlene Bicalho
Sound Elton Pinheiro
Videomaker Bruno Gava
Costumes Maria Inez Bicalho
Edition Matheus Noronha
Research and Transportation Agnaldo
Guidance Renan Andrade
Production Casa. Lab Infinitas
Artistic Residency Program Fabrica.Lab2017
Curated by Franz Manata
The work proposes a discussion of the silences consolidated daily with the erasing of the identity of black and female bodies, whether in the voices gagged by colonization processes or in the violence against these bodies legitimated daily by the pervasive racism in Brazilian society. The same silences in the depths of the sea, thrown from the ships that crossed the Atlantic from Africa to Brazil, serve as anchor for the ship keeping the artist from drifting away into the ocean, until the body-ship is wrecked. The scene was filmed at the Porto canal, between Vila Velha and Vitória (State of Espírito Santo), where the largest number of African slaves entered the state.
Day, time and place: from Tuesday, Jul 3, to Friday, Jul 6, from 11am to 11pm, intermission from 6 to 8pm. Saturday, Jul 7, from 11am to 5pm, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Clara Ianni
Do figurativismo ao Abstracionismo
2018
Video
6’12’’
The video is based on the images of artworks that were in the foundational exhibition of the Museum of Modern Art in São Paulo, "From Figurativism to Abstraccionism", in 1949. The exhibition exalted abstract art as the most developed form of art and among its pieces there were several artworks donated and borrowed by Nelson Rockefeller. The video revisits the pieces, combining excerpts of letters send by Rockefeller to the founder of the museum in SP, Ciccillo Matarazzo, with excerpts of “The Rockefeller Report on the Americas”, secretly written between 1948-1969 to the US President, and released many years later. The audio is composed by an extract of the moment in which Ze Carioca, the brazilian character, appears at Disney film “Saludos Amigos”, commissioned by Rockefeller in 1948. The video explores the relationship between art and politics and investigate the use of modern art as an instrument of colonialism and domination.
Day, time and place: from Tuesday, Jul 3, to Friday, Jul 6, from 11am to 11pm, intermission from 6 to 8pm. Saturday, Jul 7, from 11am to 5pm, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Cris Bierrenbach
Passageiros
2018
Video
8’
The video was conceived based on two situations of conflict and their consequences. The first is the period of dictatorship in Argentina, when the regime would eliminate political prisoners by dumping them into the Río de la Prata or in the ocean. The second instance is the great migration movement illegally carried out over water.
Day, time and place: from Tuesday, Jul 3, to Friday, Jul 6, from 11am to 11pm, intermission from 6 to 8pm. Saturday, Jul 7, from 11am to 5pm, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Desvio Coletivo
Máfia - Exposição Interativa
2016
Video
2’44’’
With Desvio Coletivo
Vídeo of the intervention carried out in the ground-level plaza from MASP, on April 23, 2016.
Achievement: Desvio Coletivo (Leandro Brasilio, Marcos Bulhões, Marie Auip and Priscilla Toscano).
Images and Edition Viny Psoa
Suported by Laboratório de Práticas Performativas da USP
The action integrated the movement Arte pela Democracia (Art for Democracy) that took place in São Paulo, in 2016.
Data, horário e local: de 3 a 6/7, das 11 às 23h, Sala Antonio, Galeria Vermelho, com intervalo entre 18 e 20h. Sábado, 7/7, das 11 às 17h, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Egle Budvytyte & Bart Groenendaal
Liquid Power Has No Shame
2012-2017
Video
9’55’’
Choreography (in collaboration) with Elisa Yvelin, Benjamin Kahn and Lucia Fernandez Santoro.
Camera Edvard Falch Alsos
Production Lofoten International Art Festival
Thanks to Nordland kunst-og filmfagskole
Liquid Power Has No Shame is a site-specific performance, developed for Lofoten International Art Festival comprising a procession and a ritual. Set on the remote island, the performers form a small pro¬cession leading towards the nearby rocks on the ocean. Choreography is slightly reminiscent of religious pilgrimage, (knee walk) while it is at the same time explicitly sensual and auto erotic. At the rocks, a ritual is performed, in which different shapes of sea-animals are embodied and spells are cast into the water, proclaiming the death of patriarchy and heralding the presence of ecofeminism. The performance is accompanied by the video in which the choreography is framed in the landscape and a voice-over narration overlaid with images meditates about the meaning of circular move¬ments, and pelvic pulsations in relation the rocks and the ocean.
Day, time and place: from Tuesday, Jul 3, to Friday, Jul 6, from 11am to 11pm, intermission from 6 to 8pm. Saturday, Jul 7, from 11am to 5pm, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Gian Cruz & Claire Villacorta
city-scape nº3
2017
Vídeo
3’32’’
city-scape is an ongoing video, dance, performance collaboration that serves as a linguistic intervention; a stand-in for “city that escapes.” Cruz and Villacorta examines the notion of fleeting identities in relation to cities and bodies in relation to their hometown Manila and its historicities and contexts respective to particular spaces they work with. It plays along an interesting point of view as city-scape examines through a queer Asian male body (Cruz) through the optic of a female observer (Villacorta) as they play around aesthetics and dance as an act of resistance to transform their identities in light of the global and the digital age, a constant transformation, and something always in transition. This particular body of work explores gestures of the digital as how performances and gestures dissipate through a digital platform. It plays around identities alongside linguistic interventions about a city that escapes that also falls well within the context of the work being explored as a process and a dialogue rendered through the digital. It posits a counter narrative about bodies and cities in its fleeting nature as well as the inscribed postcolonial and decolonial tendencies of the intent by the two authors (Cruz and Villacorta) and the respective contexts they play with and operate from.
Day, time and place: from Tuesday, Jul 3, to Friday, Jul 6, from 11am to 11pm, intermission from 6 to 8pm. Saturday, Jul 7, from 11am to 5pm, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Josefina Gant, Juliana Fochtman e Nicole Ernst
Celestial Candy
2016
Vídeo
7’45’’
Directed by Juliana Fochtman
Production Nicole Ernst
Direction of Photography Josefina Grant
Camera Josefina Grant and Nicole Ernst
Sound Juan Coronel Moya
Montage Juliana Fochtman
Color Josefina Grant and Nicole Ernst
Editing and Sound Post-production Josefina Grant and Nicole Ernst
Suported by Universidade de Buenos Aires, Curso de Design da Imagen e Som, Cátedra Campos-Trilnick.
Short-feature film showing the dedication of a group of doctors and specialists to perfecting a species. In this universe, scientific and economic interests converge on a single goal: cloning. In the process, we enter a dream-like realm where the animal becomes malleable and ponder on the limits of creation.
Day, time and place: from Tuesday, Jul 3, to Friday, Jul 6, from 11am to 11pm, intermission from 6 to 8pm. Saturday, Jul 7, from 11am to 5pm, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Julha Franz
Insaciável
2016
Vídeo
2’21’’
Day, time and place: from Tuesday, Jul 3, to Friday, Jul 6, from 11am to 11pm, intermission from 6 to 8pm. Saturday, Jul 7, from 11am to 5pm, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Luisa Cavanagh Dudu Quintanilha Grupo MEXA
Eterno work in progress - Cancioneiro Terminal 10mg
2018
Film
30’
Performance Grupo MEXA
Camera Luisa Cavanagh, Danilo Barros and Diogo Terra Vargas
Edição: Luisa Cavanagh, Rusi Millan Pastori, Dudu Quintanilha and Grupo MEXA
Eterno work in progress is a Cine club project conceived by Luisa Cavanagh and Dudu Quintanilha showing audiovisual media that takes over the exhibition space to prolong, complement and transform the work through a performance. Terminal 10mg is a document of a musical performance by Grupo MEXA held in several areas of São Paulo, on September 23, 2017. The film has been conceived based on the notion of a cancioneiro (songbook). To that effect, members of the group will interact with the projection playing musical instruments and other offstage audio, as well as reading excerpts from the Terminal 10 mg book, to be launched during Verbo 2018 on July 07.
Day, time and place: from Tuesday, Jul 3, to Friday, Jul 6, from 11am to 11pm, intermission from 6 to 8pm. Saturday, Jul 7, from 11am to 5pm, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Lyz Parayzo
Guarda Nacional
2016
Video
1’43’’
Day, time and place: from Tuesday, Jul 3, to Friday, Jul 6, from 11am to 11pm, intermission from 6 to 8pm. Saturday, Jul 7, from 11am to 5pm, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Marcelo Cidade
A perspectiva de John Stagliano sobre as ações de J. Beuys
2008
Video
12’
With Natacha Janus
Day, time and place: from Tuesday, Jul 3, to Friday, Jul 6, from 11am to 11pm, intermission from 6 to 8pm. Saturday, Jul 7, from 11am to 5pm, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Paulx Castello
Instrucciones para uma Cocina Postporn
2015
Vídeo
1’20’’
Started in 2005, Cozinha Pós-pornô is a video with instructions teaching how to try the so-called post-pornographic cooking. Arousing ingredients, bodily fluids, lack of “hygiene.” How far can we explore the pleasures of sex? The project is part of a series of actions by
Paulx Castello that seek to ‘hack’ the imagination and feed dissenting forms of desire.
Day, time and place: from Tuesday, Jul 3, to Friday, Jul 6, from 11am to 11pm, intermission from 6 to 8pm. Saturday, Jul 7, from 11am to 5pm, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Pedro Mira & Javier Velázquez Cabrero
El prisionero cognitivo
2018
Film
26’05’’
With Pedro Mira
Camera Rodrigo Rodriguez
Camera & Sound Jacobo Zambrano
Music Armando Rosales
Production Support Raúl Mirlo and Santiago Andres Gomez.
Editing and lighting Javier Velázquez Cabrero
Directed by Javier Velázquez Cabrero
Suported by SOMA, Alumnos 47
The cognitive prisoner is a processual project that takes the form of a film and a performance. The work is the result of an existential contract built from a long process of negotiation between the Mexican actor Pedro Mira and the artist. This contract works as an essay of the most basic social relationship. 1 individual + 1 individual = ?. In this contract Pedro expresses his desire to play 2 characters: the psychiatrist Viktor Frankl and the poet Paul Celan. Both contemporary, Frankl creates an existential therapy to avoid suicide while Celan ends up committing suicide.
Day, time and place: from Tuesday, Jul 3, to Friday, Jul 6, from 11am to 11pm, intermission from 6 to 8pm. Saturday, Jul 7, from 11am to 5pm, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Rubens C. Pássaro Jr
Universo Preto Paralelo
2017
Filme
12’
Direction, production, research, script and editing Rubens Passaro
Mixing Laurent Mis
Image Research Rubens Passaro, Gustavo Leitão
Locution Harpo Software
Music Laurent Mis - Physical Tension, Alabê Ôni - Aré - Toque para Bará, Ba Kimbuta, U.P.P. (intro)
The film Universo Preto Paralelo depicts only archive material, mostly from the public domain and fully accessible. By framing preexisting images and using audio and film editing, the aim is to give the imagery new meanings by underlining its role as a witness to its time, but also their relevance for current times. The idea of appropriating drives the movie, from its images and audio to its title, borrowed from Brazilian rapper Ba Kimbuta.
Day, time and place: from Tuesday, Jul 3, to Friday, Jul 6, from 11am to 11pm, intermission from 6 to 8pm. Saturday, Jul 7, from 11am to 5pm, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Videobrasil Dance Season 2018: Programa de Filmes
Ciné Corps e Centre National de la Danse (CND)
The Temporada de Dança Videobrasil 2018 presents films from two French dancing initiatives. The Ciné-Corps, a film and video festival based on the body and its possibilities through dancing, running on Paris and Rennes since 2012, will show contemporary short-feature films from different countries, some of which were a part of the festival’s last edition, while others are being shown for the first time. The Centre National de la Danse (CND), France’s main dancing center, is home to several initiatives, featuring an important film archive with historic images documenting dancing in the country and its influences. They bring a historic overview, with short films from the 1920s and 1930s, showing the work of seminal French and foreign choreographers that have been of great impact to the French dancing production throughout the ages.
Videobrasil Dance Season 2018 is a co-production of Estúdio Baile and Associação Cultural Videobrasil. Suported by Institut Français, Institut Français Brésil, Consulat général de France à São Paulo.
Day, time and placel: 7, 14, 21 and 27 of Jul, from 12am to 6pm, Galpão VB

Verbo 2018_Installations & Publications

Chico Fernandes
COME INTO THE (W)HOLE. Depois de Marcos Chaves
2017-2018
10 inkjet prints
40 X 60 cm
Photo Silvio Fernandes and André Sheik
Series of actions created by Fernandes with garbage and sewer in the North area of Rio de Janeiro. Portraying the contrast between the body’s vulnerability and the city’s waste, the photographic series establishes a dialogue with the work COME INTO THE (W)HOLE (1999), by artist Marcos Chaves, in which the artist creates a play of words that intends completeness and incompleteness, totality and emptiness.
Day, time and place: from Tuesday, Jul 3, to Friday, Jul 6, from 11am to 11pm. Saturday, Jul 7, from 11am to 5pm, Galeria Vermelho.

Élcio Miazaki
Impulsos Imitativos
2017-2018
Installation
Variable dimensions
Video Alexander Santiago, Alexandre Colasuonno Orlandi and Jp Accacio
Day, time and place: from Tuesday, Jul 3, to Friday, Jul 6, from 11am to 11pm. Saturday, Jul 7, from 11am to 5pm, Galeria Vermelho.

Fernanda Brandão & Rafael Procópio
É Cena
Created in January 2017 by actress and art educator Fernanda Brandão, É Cena is an artistic project that uses the internet (Facebook and YouTube) as a platform for video content production. In the form of scenes, these videos discuss political and social issues based on interpretation and text.

#1 Caia fora, Presidenta Desgraçada
2017
Video-scene
2’32’’
Text Herton Gustavo Gratto
Performed by Fernanda Brandão
Image edition Newman Costa

#2 Essa Vaca tem que morrer mesmo
2017
Video-scene
2’16’’
Text cidadãos(as) brasileiros(as)
Original idea and performance by Fernanda Brandão
Image edition Rafael Procópio

#5 Deixei meu filho pro pai criar
2017
Video-scene
2’32’’
Text Debie Araya
Original idea and performance by Fernanda Brandão
Directed by Rafael Procópio
Produced by Raiz Filmes

#6 Era uma vez... o "DONO" de SP
2017
Video-scene
3’51’’
Text Raquel Parras and Fernanda Brandão
Original idea and performance by Fernanda Brandão
Image edition Rafael Procópio
Finishing Thiago Damascena

#7 Meu corpo é o que...?
2017
Video-scene
2’12’’
Text “Mortes Públicas” by Carla Zanini
Original idea and performance by Fernanda Brandão
Image edition Rafael Procópio

#voteMajora – Arte pra quê?
2017
Video-scene
3’00’’
Original idea, text and performance by Fernanda Brandão
Image edition Rafael Procópio

#8 Fruta de caráter duvidoso, A BANANA FOI PROIBIDA!
2017
Video-scene
1’42’’
Text Marília Grampa
Performed by Fernanda Brandão
Original idea, images and direction Rafael Procópio

#10 Eu também odeio ele
2018
Video-scene
3’03’’
Text "Fim da linha pra você, ex-presidente" by Herton Gustavo Gratto, and "Por que odiar o PT" by Gregório Duvivier.
Adaptation by Fernanda Brandão and Rafael Procópio
Performed by Fernanda Brandão
Actress direction Rafael Procópio
Editing and direction Newman Costa
Suported by Cia do Pássaro
Thanks to Ana Patrícia Sharp and Filipe Ramos

É Cena lê Virginie Despentes - Vídeo 1
2018
Video-scene
2’29’’
Text Virginie Despentes from 'Teoria King Kong'
Adaptation and performance Fernanda Brandão
Original idea, images and direction Rafael Procópio

#13 Era uma vez... “a REFORMA”
2018
Video-scene
5’13’’
Dramaturgy Fernanda Brandão, Raquel Parras and Rafael Procópio
Original idea and performance Fernanda Brandão
Image edition Rafael Procópio
Thanks to: Rodrigo Pocidônio and Carla Frelsi
Day, time and place: from Tuesday, Jul 3, to Friday, Jul 6, from 11am to 11pm. Saturday, Jul 7, from 11am to 5pm, Galeria Vermelho.

Gabriela Noujaim
Presente 2016
2017
Book
Gabriela Noujaim's book Presente 2016 is a narrative of some of the political events that occurred in Brazil in 2016, culminating in the impeachment of the president Dilma Rousseff. In the book, the artist highlights through images and texts a selection of emblematic episodes of that historical moment. Among them, the deplorable verbal aggression made in a national network by federal deputies.
Day, time and place: from Tuesday, Jul 3, to Friday, Jul 6, from 11am to 11pm. Saturday, Jul 7, from 11am to 5pm, Galeria Vermelho.

Stephan Doitschinoff
Cvlto do Fvtvrv | Irish Museum of Modern Art
2018
Vídeo
10’
Com Laima Leyton, Iggor Cavalera, Donna MacCabe, Rachel Quinn, Mona Atkinson, Bruna Petreca, Ana Helena Resende, Simeon Smith e Masamba Samba School.
Fotografia Steve O’Connor, Cian Brennan, Cristiane Schimdt, Andrea Lavezzaro.
Edição Kauê Kabrera
Sound Design Laima Leyton, Iggor Cavalera.
Apoio Sabrina Leal
www.fvtvrv.org
Day, time and place: from Tuesday, Jul 3, to Friday, Jul 6, from 11am to 11pm. Saturday, Jul 7, from 11am to 5pm, Galeria Vermelho.

SPIT! (Sodomites, Perverts, Inverts Together!)
SPIT! Manifesto Reader
2017
4 queer manifestos inserted inside Verbo 2018 catalogue.

Verbo 2018_conversas e lançamentos

Samantha Moreira, Rodrigo Campuzano, Marcos Gallon
Verbo SLZ
Artistic Residence launch
Day, time and place: Thursday, Jul 5, from 4 to 6pm, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Desvio Coletivo
Estética de Emergência
2018
Panel of discussion and video screening of “Máfia Exposição Interativa”, intervention carried out in the ground-level plaza from MASP, on April 23, 2016.
120’
With Leandro Brasilio, Marcos Bulhões, Marie Auip and Priscilla Toscano.
Mediation Julia Ruiz Di Giovanni
Day, time and place: Thursday, Jul 5, from 6 to 8pm, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Grupo MEXA
Terminal 10mg
2018
Book launch and panel of discussion with members of MEXA.
120”
Projeto editorial: Edições Aurora e MEXA
Edição: Júlia Ayerbe e MEXA
Projeto gráfico: Laura Daviña e Marina Marchesan
Impressão: Parquinho gráfico
Acabamento: Fibra Ateliê
Day, time and place: Thursday, Jul 5, from 6 to 8pm, Sala Antonio, Galeria Vermelho.

Videobrasil Dance Season: collections, archives and the construction of memory in dance
Panel of discussion
90’
With Nirvana Marinho and Xavier Baert.
Mediation Clarissa Sacchelli
The construction of the memory of dance and performance in video is the topic of the conversation that has the Videobrasil Dance Season as a starting point. The residency program results in an authorial piece conceived during the immersion of the selected artist in the Videobrasil Historical Collection, which serves as conceptual reference and raw material for mixing and reenactments. Participating in the talk are Xavier Baert, programmer of dance films at the Centre National de la Danse and the Cinémathèque de la Danse (until 2017), and who currently researches the speeds and durations in choreographic film, and Nirvana Marinho, dance curator, founder and general coordinator of Acervo Mariposa, a cultural program for the management of dance video collections, conducted from 2007 to 2015. The talk is moderated by Clarissa Sacchelli, choreographer and guest dancer of the 1st Videobrasil Dance Season, and curator of the second edition of the event, to be held in 2019.
Videobrasil Dance Season 2018 is a co-production of Estúdio Baile and Associação Cultural Videobrasil. Suported by Institut Français, Institut Français Brésil, Consulat général de France à São Paulo.
Data, horário e local: 7/7, as 17h30, Galpão VB.
Day, time and place: Saturday, Jul 7, 5:30pm, Galpão VB.

VERBO 2018 – Performance Art Festival (14th edition)
03 - 06 July, 2018
Galeria Vermelho - Rua Minas Gerais, 350, São Paulo - Tel.: 11 3138-1520
www.galeriavermelho.com.br/pt/VERBO

07 de julho
Galpão VB - Av. Imperatriz Leopoldina, 1150, São Paulo – Tel.: 11 3645-0516
http://site.videobrasil.org.br/galpaovb