Verbo
Verbo

VERBO 2017
Mostra de Performance Arte (13ª edição)
11 a 15 julho, 2017
Galeria Vermelho e Galpão VB

A Galeria Vermelho apresenta, de 11 a 15 de julho de 2017, a 13ª edição da Mostra de Performance Arte VERBO.

Mostra anual criada pela Vermelho em 2005, a VERBO chega à sua 13ª edição com a apresentação de ações de artistas brasileiros e estrangeiros selecionados a partir de 220 projetos recebidos entre os meses de dezembro de 2016 e março de 2017. A seleção dos projetos ficou a cargo de Thereza Farkas, diretora de programação da Associação Cultural Videobrasil, de Carolina Mendonça, diretora de teatro e coreógrafa, e do diretor artístico da VERBO, Marcos Gallon. Mendonça e Gallon foram responsáveis também pela escolha da coreógrafa e dançarina Clarissa Sacchelli para a 1ª edição do projeto Temporada de Dança Videobrasil - http://site.videobrasil.org.br/residencias/temporadadedanca.

Com formato interdisciplinar, o projeto busca fomentar aproximações entre dança, performance e artes visuais a partir de um período de imersão e pesquisa no acervo de obras do Videobrasil. O resultado da pesquisa realizada por Sacchelli nos últimos quatro meses será apresentado no Galpão VB, sede do Videobrasil, nos dias 06 e 08 de julho, às 20h, e no dia 15 de julho às 18h30 como parte do programa da VERBO 2017 (lista completa das ações abaixo).

A programação da VERBO 2017 conta ainda com uma mostra de vídeos, organizada por Thereza Farkas, a partir de obras do Acervo Videobrasil. Farkas selecionou 5 trabalhos que dialogam diretamente com o conteúdo dos projetos enviados para a seleção da VERBO 2017, da qual a curadora fez parte. O programa Acervo Vidoebrasil para VERBO 2017 será apresentado na Sala Antonio da Vermelho e contará com obras de Alice Miceli, Rodrigo Cass, Luiz Roque, Akram Zaatari e Tiécoura N’Daou Mopti.

As ações que compõem a VERBO 2017 serão apresentadas na Vermelho e também no Galpão VB. De 11 a 14 de julho, na Vermelho, serão apresentadas ações de Anthony Nestel (Bruxelas - Amsterdam), Arnold Pasquier (Paris), Aurore Zachayus (Paris), Bruno Moreno (São Paulo), Carlos Monroy (Bogotá – São Paulo), Célia Gondol (Paris), Cristian Duarte em Companhia (São Paulo), Dora Smék (São Paulo), Flavia Pinheiro (Recife), Guilherme Peters (São Paulo), Grupo EmpreZa(Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo), Isabella Gonçalves (São Paulo), Janaina Wagner (São Paulo), Jorge Lopes (Américo Brasiliense), Julha Franz (Porto Alegre), Luanda Casella (São Paulo - Bruxelas), Maurício Ianês (São Paulo), Mauro Giaconi (Buenos Aires – Cidade do México), Old Masters (Genebra), Pontogor (Rio de Janeiro), Renato Sircilli (São Paulo), Rodrigo Andreolli (São Paulo), Rose Akras (São Paulo – Amsterdam), e Victor del Moral (Cidade do México).

Já no dia 15 de julho, data de encerramento da VERBO 2017, o Galpão VB receberá as ações de Clarice Lima (São Paulo), Jorge Lopes (Américo Brasiliense), Julia Viana e Luciano Favaro (São Paulo), e Clarissa Sacchelli (São Paulo). Após a apresentação de Sacchelli, ocorrerá uma conversa aberta ao público entre a artista e a curadora do Centro Georges Pompidou Isabelle Danto moderada por Carolina Mendonça.

A VERBO 2017 tem apoio da Fundação Suíça para a Cultura Pro Helvetia, do Consulado da França em São Paulo, do Institut Français, da Sec. de Relaciones Exteriores, da Agencia Mexicana de Cooperación para el Desarrollo, Forum for Live Art – FLAM, Basis for Live Art – BLA, Mondriaan Fund, Basico.com, Stella Artois e Stad Gent.