Verbo
Verbo

Verbo 2018
Mostra de Performance Arte (14ª edição)

CHAMADA DE PROJETOS

De 01 de dezembro de 2017 a 01 de março de 2018, estarão abertas as inscrições para envio de projetos para a 14ª edição da Verbo Mostra de Performance Arte, que ocorrerá de 03 a 07 de julho de 2018.

Desde sua criação em 2005, a Verbo procurou apresentar um panorama abrangente da arte da performance programando ações de artistas brasileiros e estrangeiros, com diferentes formações e idades, atuantes em campos distintos da arte. O objetivo é alargar o conceito de performance arte herdado do século XX programando ações de artistas e grupos atuantes no campo das artes visuais, mas também na dança, teatro, poesia e literatura, música, grafite e ativismo. Por conta disso, nunca foi determinado um recorte curatorial a priori.

Para a Verbo 2018, entretanto, parece oportuno definir um terreno conceitual que crie uma reflexão focada no atual momento de conflito ético que caracteriza a vida no Brasil e no mundo. Hoje, a arte é uma potente ferramenta de resistência contra a crescente onda de obscurantismo que permeia o cotidiano.

Tendo isso em mente, poderão participar da seleção de projetos da Verbo 2018 artistas ligados ao campo das artes visuais, das artes cênicas, da dança, da literatura, da música, e da moda, mas também aqueles que se dedicam a pesquisas que se materializam no formato de fotografias, vídeos ou textos.

A seleção de projetos ficará a cargo da artista da dança, professora universitária e pesquisadora, Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP) Ana Teixeira, e pelo diretor artístico da Verbo, Marcos Gallon.

Palavras chave: Censura, Corrupção Endêmica, Cultura, Desobediência Civil, Ditadura, Estado de Direito, Estado de Exceção, Ética, Etnia, Extremismo Religioso, Feminismo, Gênero, Gentrificação, Justiça, Levante, LGBTQ, Manipulação da notícia, Minorias, Patrulha Intelectual, Pobreza, Polícia, Populismo, Pós-verdade, Propriedade, Público/Privado, Raça, Racismo, Redes Sociais, Violência.

Os interessados em participar da seleção de projetos poderão encaminhar até 3 propostas inéditas, ou criadas a partir de 2016, acompanhadas dos documentos abaixo:

_Formulário de inscrição preenchido disponível para download no link:
https://we.tl/GCkNwCja1m

_CV, Portfolio atualizado, e bibliografia*.

_Links para visualização de registros em vídeo do projeto.

_Resumo do texto ou da publicação*.
[*Apenas para textos e publicações.]

Verbo 2018
Chamada de Projetos
Período de recebimento: até 01/03/2018
Informações e envio de projetos: verbo@galeriavermelho.com.br
Resultado da seleção: 18/03/2018